Bento Gonçalves

Conselho Municipal de Saúde de Bento deve escolher novo presidente em 30 dias

Diretoria havia tomado posse no dia 21 de outubro do ano passado (Foto: arquivo)
Diretoria havia tomado posse no dia 21 de outubro do ano passado (Foto: arquivo)
Diretoria havia tomado posse no dia 21 de outubro do ano passado (Foto: arquivo)

Menos de oito meses depois de definir sua nova coordenação no processo de reestruturação após a intervenção da prefeitura solicitada pelo Ministério Público por conta de irregularidades na composição anterior, o Conselho Municipal de Saúde de Bento Gonçalves está novamente sem presidente.

Depois que a presidente eleita em outubro do ano passado Inês Fagherazzi Bianchetti, renunciou ao cargo em maio deste ano, nesta segunda-feira, dia 12, foi a vez do vice-presidente eleito e presidente em exercício, Gilnei Rigotto, renunciar à função.

De acordo com Rigotto, há pessoas mais qualificadas no conselho para assumir a função. Ele lembrou ainda que não estava inserido nos debates do conselho, e por isso optou por não permanecer na presidência.

Com a renúncia, uma nova eleição deverá ser realizada dentro de 30 dias para a recomposição do núcleo de coordenação do conselho.

No ano passado, o conselho teve suas atividades suspensas, com a anulação das deliberações e a destituição dos conselheiros por recomendação do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, baseada em um inquérito civil que apurava uma série de irregularidades na indicação dos membros do conselho.

A recomendação levou em conta a inexistência de indicação regular dos representantes. Segundo o inquérito, houve irregularidades durante a convocação das eleições e na indicação dos representantes de diversas entidades, associações e da sociedade civil.