Nesta terça (13), agentes fiscais do Conselho gaúcho visitam a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da bacia do Barracão, em Bento Gonçalves. Com a conclusão da obra, cerca de 30% do esgoto doméstico do município será tratado, sendo operados 40 litros por segundo, atendendo aos bairros Santa Marta, Santo Antão, Santa Helena, Barracão, Imigrante e Fenavinho.
O objetivo da fiscalização do Conselho Regional e Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Ssul. (CREA-RS) é verificar se as obras e serviços técnicos de engenharia estão sendo conduzidos tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho. Ao responsável técnico cabe exercer a sua profissão em observância aos princípios éticos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.
Pela manhã, a equipe da fiscalização esteve reunida, na sede da Inspetoria de Bento Gonçalves, com o inspetor-chefe de Bento Gonçalves, Eng. Mec. e Seg. Trab. Rogério Dupont; o 1º diretor financeiro, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva; e o Eng. Civ. Rodrigo Cervieri, conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil, para planejarem a ação.
Segundo Fernando Carvalho, a arrecadação do CREA-RS é revertida para o cumprimento do principal papel do Conselho: a fiscalização e a segurança da sociedade. “A equipe da fiscalização irá visitar a obra e verificar a habilitação dos profissionais e empresas prestadores de serviço. Isso é defender a sociedade”, ratifica. Na fiscalização, o agente fiscal Homero Lopes e a chefe do Núcleo Controle Operacional, Alessandra Borges.