Um novo confronto entre indígenas ocorre há pelo menos três dias em uma reserva, localizada no município de Cacique Doble, no Norte gaúcho. O 10º Batalhão de Polícia Militar intensificou o monitoramento na região. “O que está acontecendo é disputa pelo cacicado”, explicou o comandante do 10º BPM, o major Rodrigo Schwaab da Silva.
Leia mais
Conforme Schwaab, as brigas ocorrem inclusive entre as mulheres. Em redes sociais, vídeos e imagens circularam mostrando casas sendo apedrejadas. Os confrontos ocorridos nos últimos dias resultaram em três feridos, um deles baleado. “Dois dos envolvidos na briga foram transferidos para o hospital de São José do Ouro e outro para um hospital em Passo Fundo”, esclareceu o major. A BM reforçou o efetivo na região. “Estamos indo para lá intervir”, completou o comandante.
Não é recente o registro de brigas e confrontos na área de Cacique Doble. “Às vezes, os conflitos ocorrem entre os indígenas e proprietários de terra, pela demarcação da reserva”, comentou o tenente-coronel Fabiano Paim. “Outros confrontos acontecem em disputas pelo comando da reserva entre os caciques”, explicou o oficial, que por sete anos comandou o 10º BPM. Em março de 2015, por exemplo, um desentendimento interno entre indígenas na reserva Passo Grande do Forquilha, deixou ao menos um morto e nove feridos, conforme a BM.
Fonte: Correio do Povo
Leia também: Localizado corpo de jovem desaparecido há uma semana em São Gabriel