Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul tem 34 vinícolas inscritas

Trabalho de coleta das amostras começa ainda neste mês e o lançamento oficial está marcado para 25 de junho

Publicado por
16:06 - 05/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul tem 34 vinícolas inscritas

Foto: Daniela Xu/ Banco de dados

A 27º edição do Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul tem 34 vinícolas inscritas. A estimativa é que sejam avaliadas cerca de duzentas amostras de vinhos, sucos de uva e espumantes. O trabalho de coleta das amostras começa ainda neste mês e o lançamento oficial está marcado para 25 de junho, na Cantina Milani. O local foi escolhido a partir da proposta de promover eventos itinerantes do concurso nas cantinas, instituída em 2022.

Após as enchentes, o Comitê Organizador avaliou a situação das vinícolas mais atingidas (três cantinas no Município) e decidiu manter o cronograma do concurso.Queremos estimular os negócios e a retomada da economia, inseridos na campanha de incentivo ao consumo de produtos gaúchos, uma vez que a agricultura foi extremamente atingida e o setor precisa ir adiante”, diz o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Valmir Susin.

Dentro deste contexto, o Comitê definiu por isentar a inscrição de cinco amostras de cada cantina atingida em sua estrutura. “O que se quer é incentivar estas vinícolas a seguirem em frente, mantendo a avaliação de seus produtos, a fim de conquistar ainda mais qualidade e novos mercados, que são objetivos do concurso”, destaca o engenheiro agrônomo da SMAPA, Paulo Roberto Dullius.

Avaliação 

As amostras serão avaliadas por um time de profissionais especializados. A degustação ocorre na última semana de julho, no Centro de Eventos da Festa da Uva. A premiação, com troféus Ouro, Prata, Bronze e Pipa Destaque, será realizada em setembro. O Concurso foi promovido pela primeira vez em 1998, dentro do Programa de Revitalização da Vitivinicultura existente na época. Foi um dos pioneiros, criado para fomentar a produção das vinícolas caxienses, valorizar o segmento e divulgar os produtos.

O Concurso é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o Comitê Organizador e a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp