Trânsito

Concessionária conclui primeiro trecho de pavimentação da ERS-122, entre Antônio Prado e Campestre da Serra

Cerca de 40 km foram recuperados na Serra. Trabalhos incluíram outras melhorias na rodovia

Concessionária conclui primeiro trecho de pavimentação da ERS-122, entre Antônio Prado e Campestre da Serra
Foto: CSG/Divulgação

Os primeiros 40 quilômetros de recuperação da pavimentação asfáltica previstos no Programa de Exploração da Rodovia (PER) para o Bloco 3, administrado pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), foram concluídos na ERS-122, entre os km 126 e 168. O trecho faz parte dos municípios de Antônio Prado, Ipê e Campestre da Serra, na região da Serra Gaúcha. A rodovia também recebeu melhorias de drenagem, limpeza da vegetação na faixa de domínio, sinalização horizontal e vertical.

Até o final do ano, a empresa continuará atuando com benfeitorias em todo o trecho, nos 271,5 km de rodovias administradas. As melhoras vão desde pavimentação, obras de artes especiais, drenagem, limpeza da faixa de domínio, sinalização, equipamentos de segurança e proteção até iluminação. As medidas proporcionarão maior segurança e conforto para os motoristas que trafegam pelo local.

De acordo com Paulo Negreiros, diretor-executivo da concessionária CGS, a restauração da pavimentação na ERS-122 representa um marco importante para as rodovias da região (ERS-122, ERS-446, RSC-453 e BR-470) e do Vale do Caí (ERS-240 e RSC-287), que se encontravam em péssimo estado de conservação. Essa é uma das principais obras que a concessionária já entregou nos sete primeiros meses desde que assumiu os trechos. Até agosto, a CSG investiu cerca de R$ 80 milhões nos 271,5 quilômetros de cobertura.

O cronograma do PER determina que, nos primeiros 12 meses de concessão (fevereiro de 2023 a janeiro de 2024), a CSG desenvolva a fase de trabalhos iniciais. Essa etapa consiste na realização de cadastro prévio das rodovias e realização das ações emergenciais de manutenção e conservação. Ainda prevê a recuperação do pavimento, de pontes e de viadutos, sinalização horizontal e vertical, iluminação, poda de árvores e roçada das laterais e canteiros, limpeza de bueiros e demais estruturas de drenagem.

Além disso, é nessa fase em que a própria concessionária é formada para inspeção da via e para a assistência dos serviços prestados aos usuários, tais como os atendimentos médico de emergência (ambulância), socorro mecânico (guincho), resgate de animais nas rodovias, prevenção de incêndios (caminhões-pipa) e cuidados ambientais com a faixa de domínio.

Temos um trabalho longo a ser feito durante o período de 30 anos de concessão, mas as principais obras de melhorias estão concentradas nos primeiros sete anos. Como destaque, a execução de 120 quilômetros de duplicação com todas as intersecções e acessos destes trechos. Estamos falando de investimentos de cerca de R$ 4 bilhões em sete anos”, enfatiza.

O contrato de concessão à CSG é de três décadas e prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões, em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

A abrangência de cobertura dos 271,5 km faz parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.

R$ 200 milhões em investimentos até fevereiro
Para os próximos cinco meses, tanto as rodovias na Serra Gaúcha quanto no Vale do Caí, concedidas à CSG, permanecem recebendo melhorias em pavimentação, obras de artes especiais, drenagem, faixa de domínio, sinalização, equipamentos de segurança e proteção, iluminação e energia.

Neste segundo semestre de atuação da concessionária, a previsão é que, aproximadamente, R$ 200 milhões sejam aplicados em investimentos nos 271,5 km de rodovias. O objetivo é garantir condições de trafegabilidade aliadas à segurança e conforto aos usuários.

Neste mês de setembro, a BR-470 e a RSC-287 já começaram a receber melhorias na recuperação asfáltica e sinalização.

Na Serra Gaúcha, 13 quilômetros da BR-470 – que compreende o km 220 (entroncamento de acesso ao Vale dos Vinhedos), em Bento Gonçalves, até o km 233, entre Garibaldi e Carlos Barbosa – já está passando pela manutenção. Estão sendo realizados serviços de fresagem e recomposição para reparo profundo da pavimentação. A conclusão da obra deve ocorrer em outubro.

A rodovia está sinalizada pelas equipes, sendo que alguns trechos da BR-470 estão funcionando no sistema “pare e siga”, enquanto em outros locais há apenas estreitamento de faixas. As intervenções visam preservar a segurança do usuário e dos trabalhadores.

Além da pavimentação, desde o início da concessão da CSG, o trecho ainda vem recebendo serviços como os de roçada, poda, refilamento, limpeza da faixa de domínio, troca de placas deterioradas e limpeza dos dispositivos de drenagem.

Também neste mês de setembro, os km 0 e 21 da RSC-287, em Triunfo e Montenegro, no Vale do Caí, começaram a receber a pavimentação asfáltica e uma série de outras melhorias, a exemplo da BR-470. O término das atividades está previsto para o fim de novembro. Durante o período, por conta do estreitamento da pista ou das alterações no fluxo do trânsito em sistema “pare e siga”, pode haver lentidão na rodovia.

A partir de outubro, serão realizadas intervenções de pavimentação e de sinalização da RSC-453, entre os km 101 e 121, nas cidades de Garibaldi e Farroupilha. Os serviços preveem ainda reparos na drenagem, em artes especiais, faixa de domínio, equipamentos de segurança e proteção. Também serão efetuadas melhorias na iluminação e energia de entroncamentos, trevos e cruzamentos. Durante o período, a rodovia será sinalizada e em alguns trechos será necessária a aplicação de “pare e siga”, enquanto em outros locais pode haver apenas estreitamento da via. A estimativa é que os reparos sejam concluídos em novembro.

Na sequência, será a vez da ERS-446, do km 0 ao km 14, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, receber pavimentação asfáltica e sinalização. A previsão é que os serviços comecem em novembro e sejam finalizados dezembro.

Também em novembro será iniciado o restauro da pavimentação dos km 0 ao 33 da ERS-240. O trecho compreende as cidades de São Leopoldo, Portão, Capela de Santana e Montenegro.

Recebemos um conjunto de rodovias que, de maneira geral, careciam de manutenção e melhorias. Tudo que está previsto em nosso contrato de concessão vem ao encontro dessas necessidades. Estamos agilizando algumas ações, antes mesmo do cronograma, pois sabemos da urgência de recuperação e restauração de alguns trechos, fundamentais para os motoristas terem segurança em trafegar pelas rodovias”, observa Paulo Negreiros.

No final do primeiro ano de concessão da concessionária, em janeiro de 2024, todas as rodovias de nossa administração estarão com a recuperação da pavimentação asfáltica e iluminação concluídas, o que garantirá maior bem-estar aos usuários”, completa o diretor-executivo.

Pórticos free flow e bases da PRE
Até o final de janeiro de 2024 também está prevista a implantação de todos os seis pórticos de pedágio de cobrança automática, o chamado free flow, na ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470, na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. O km 108 da ERS-122, em Antônio Prado, será o primeiro trecho que receberá o pórtico, de forma inédita, em rodovias estaduais do Brasil.

As obras no local já iniciaram e a previsão é que a estrutura dos arcos comece a ser montada na segunda quinzena deste mês. A cobrança das tarifas aos motoristas inicia em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada.

Previsto no contrato de concessão, a concessionária também realizará a reforma de quatro bases da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). As melhorias serão feitas nos postos das cidades de Farroupilha, Montenegro, Bom Princípio e Portão, e contemplam os reparos das instalações e adequação dos acessos. Além disso, serão entregues à PRE cinco camionetes e vários outros equipamentos menores para prestação de serviços às rodovias na ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470.

Confira algumas entregas da Concessionária nos 6 primeiros meses de concessão:
– Roçada, limpeza, capina, poda baixa e reperfilagem (camada de nivelamento do asfalto): 271,54 km (toda extensão da concessão)
– Placas de sinalização limpas e niveladas: 2.123 unidades
– Placas de sinalização instaladas: 808 unidades
– Resíduos recolhidos por toda a malha rodoviária: 25.386,25 kg
– Poda alta: 92,15 km
– Obras de artes especiais (OAEs) limpas, pintadas e com drenagens funcionai: 71 unidades
– Desobstrução e recuperação de elementos de drenagens: 30.949 metros
– Instalação de guarda-corpos nas OAEs: 185 unidades
– Instalação de defensa metálica (barreira de proteção): 6.472 metros
–  Recuperação de pavimento (aplicação de asfalto): 17.241,99 toneladas
– Atendimento mecânico: 2.523 atendimentos
– Emergências médicas: 593 atendimentos
– Bases de Serviços Operacionais (BSOs) aos usuários: 5 unidades (Portão, Bom Princípio, Farroupilha, Flores da Cunha e Ipê)
– Total investido pela CSG nos 6 primeiros meses (fevereiro a julho/23): R$ 80 milhões