Farroupilha

Tenente-Coronel Becker relembra seus 30 anos de carreira e fala sobre novo desafio no 10º BPM, em Vacaria

Becker estava no Comando do 36º BPM em Farroupilha e deixa legado de avanço na segurança pública

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

O 36º Batalhão da Polícia Militar está com mudança de Comando, em que o Tenente-Coronel Luis Fernando Becker, deixará o Batalhão rumo ao 10º BPM em Vacaria. No seu lugar, assumirá o Comando o Major Giovani Gomes, atual Subcomandante.

Becker ingressou na Brigada Militar após concurso realizado pela PUC no ano de 1993 concluindo o curso no ano de 1996 já se tornou Aspirante sendo encaminhado para trabalhar no município de Vacaria-RS. No ano de 1997 se tornou 2º Tenente e em 1998 1º Tenente. Já em 2001,  quando se tornou Capitão, e em Vacaria não poderia atuar com essa patente, foi encaminhado para Caxias do Sul, trabalhando no comando do policiamento e durante o período passou por Farroupilha também como Capitão. Foi promovido a Major e como o município farroupilhense também não tinha vaga para essa patente, voltou para Caxias do Sul em 2014, sendo Comandante de Companhia e Chefe de Seção do 12º Batalhão de Polícia. Neste período também, teve passagem por Bento Gonçalves, em que foi Comandante do 3º Batalhão de Áreas Turísticas – BPAT. Se tornou Tenente-Coronel no ano de 2021 e voltou para trabalhar em Farroupilha em 2022, no Comando do 36º Batalhão da Polícia Militar.

Becker falou para a reportagem do Grupo RSCOM sobre o convite e a nova missão que terá em assumir o 10º Batalhão da Polícia Militar: “nosso local de trabalho é o Rio Grande do Sul, então a gente tem que se adaptar de acordo com as necessidades da corporação, e elas nos chamou para ir a Vacaria. A gente estava muito bem em Farroupilha, a estrutura, o efetivo, todo uma gama, as ocorrências, tudo muito positivo e talvez até por esse sentido mesmo, esse convite do Comando da Instituição para ter mais um desafio e a gente demonstrar um pouco mais trabalho também numa nova unidade.” frisa

Quando o Tenente-Coronel Becker chegou em Farroupilha, destaca uma ótima recepção do Subcomandante Major Giovani Gomes e também de todo o efetivo, o momento na cidade era crítico, visto que havia uma quantidade de homicídios enormes, foi necessário ingressar em meio a uma disputa de facções: “e combater esse tipo de ação criminosa foi de extrema complexidade, envolveu também outros órgãos, como a Polícia Civil em que a gente teve uma baita parceria, judiciário, MP, Susepe, então a gente acabou se unindo, criando um vínculo de ligação muito grande com esses parceiros,  em que o foco principal de Farroupilha é essa integração, e enfrentar toda essa problemática dos homicídios foi um desafio, tanto é que esse ano a gente acaba colhendo os frutos desse trabalho, com a redução de uma maneira significativa dos homicídios” destaca sobre os principais desafios encontrados ao chegar no município de Farroupilha.

Vamos ter várias dificuldades, primeiramente a distância da família, apesar de já conhecer grande parte do município, a gente sente dificuldade de estrutura, de envolver mais o efetivo, de integrar mais com a sociedade, com os órgãos afins, pra gente atingir resultados que foram alcançados aqui em Farroupilha. Nossa expectativa talvez seja alta demais e a gente vai chegar lá querendo tudo que a gente tem aqui, e com certeza, possa trazer algumas frustrações, mas também tentar ao máximo atingir o resultado em pelo menos, melhorar um pouco todas essas questões que atingem a segurança pública” finaliza Becker ao falar sobre a expectativa e o que espera encontrar no novo Batalhão.

Oficialmente o Comando do 36º BPM terá a mudança no dia 06 de abril de 2023, em que a partir de então, o Comandante será o Major Giovani Gomes e o novo Subcomandante será o Major Márcio Borba Fernandes, em transferência de Caxias do Sul.