CAPACIDADE MENOR

Com restrições, Balsa de Santa Bárbara volta a operar

Após teste de segurança, travessia entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul por Balsa volta a operar com capacidade reduzida

Balsa de Santa Bárbara retoma operações com restrições devido ao rio alto (Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM)
Balsa de Santa Bárbara retoma operações com restrições devido ao rio alto (Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM)

A travessia de balsa sobre o Rio Taquari, que conecta os municípios de Bento Gonçalves e Santa Tereza a São Valentim do Sul, na localidade de Santa Bárbara, foi retomada na manhã desta sexta-feira (4), após um teste realizado às 6h15 confirmar a viabilidade do serviço.

A operação retornou às 6h45, mas com capacidade reduzida para um número menor de veículos. A empresa Lacel, responsável pela operação, alertou que a travessia segue com cuidados redobrados, e novas alterações podem ocorrer conforme as condições do rio, que continua com nível alto e correnteza.

O serviço havia sido interrompido na quinta-feira (3) devido às fortes correntezas e ao grande volume de detritos´na água, que colocavam em risco a segurança dos usuários e da tripulação. A operação da balsa ocorre normalmente das 6h até as 23h.

A embarcação se tornou o único meio de ligação entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari após a destruição da ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, em setembro de 2023.