TENSÃO

Com provocação, vereadores eleitos são empossados em Caxias do Sul

Discurso de Hiago Morandi é marcado por provocação, após tentativa de intervenção de Rafael Bueno

Com provocação, vereadores eleitos são empossados em Caxias do Sul
Foto: Luca Roth / Grupo RSCOM

Os 23 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028 de Caxias do Sul tomaram posse nesta quarta-feira (1), em cerimônia realizada no plenário da Câmara de Vereadores. O evento durou cerca de uma hora.

Os parlamentares foram chamados para a entrega da diplomação, declaração de bens e juramento por ordem alfabética, com Adriano Bressan (PP) sendo o primeiro e Wagner Petrini (PSB) o último.

O vereador Hiago Morandi (PL), o mais votado da eleição com 11.304 mil votos, representou a Casa em seu discurso. Durante sua fala, o vereador Rafael Bueno (PDT) tentou interromper, solicitando uma mensagem mais abrangente para toda a Câmara, e não apenas para o parlamentar. A resposta de Morandi foi: “Teremos tempo para brigar”, afirmou, deixando claro que a discussão seguiria para outro momento.

“Aqui na Câmara, teremos diferentes ideologias, muitos pensamentos e debates acalorados. E, para o bem da democracia e dos interesses da sociedade, esses debates serão muito bons. Claro, sempre evitando ataques pessoais, mas, enfim, as decisões sempre serão tomadas aqui, no plenário. E é daqui que sairão os rumos da nossa cidade.”, declarou Morandi.

O discurso do parlamentar durou menos de cinco minutos, encerrando-se com um pedido de palmas para a cidade. Antes da foto oficial, a sessão foi suspensa para a escolha da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes.

Ainda nesta tarde, a Câmara deu posse a quatro vereadores suplentes, que ascendem ao cargo com a indicação dos titulares das cadeiras à prefeitura.

Entre as mudanças, Adriano Bressan (PP) foi nomeado secretário do Urbanismo, enquanto o 1º suplente do partido, Calebe Garbin (PP), ocupará a cadeira na Câmara. O vereador João Uez (Republicanos) assumirá a presidência do Samae, e o 2º suplente do partido, Daniel Santos (Republicanos), substituirá Uez na Câmara. Lucas Suzin (PRD) foi nomeado secretário de Obras, e o 3º suplente do partido, Tenente Cristiano Becker, assumirá sua vaga no Legislativo. Rodrigo Weber (PSB) será o novo secretário de Gestão Urbana, com Edio Elói Frizzo (PSB), 2º suplente da legenda, ocupando seu lugar como vereador.

Vereadores que assumem o cargo em 2025:


– Hiago Morandi (PL)

– Daniel Santos (Republicanos)

– Daiane Mello (PL)

– Marisol Santos (PSDB)

– Lucas Caregnato (PT)

– Juliano Valim (PSD)

– Rafael Bueno (PDT)

– Estela Balardin (PT)

– Calebe Garbin (PP)

– Andressa Mallmann (PDT)

– Aldonei Machado (PSDB)

– Edio Elói Frizzo (PSB)

– Capitão Ramon (PL)

– Wagner Petrini (PSB)

– Edson da Rosa (Republicanos)

– Claudio Libardi (PC do B)

– Bortola (PP)

– Fantinel (PL)

– Pedro Rodrigues (PL)

– Rose Frigeri (PT)

– Andressa (PC do B)

– Tenente Cristiano Becker (PRD)

– Sandra Bonetto (NOVO)