
Mesmo sendo licitada a concessão de uso e exploração ainda em 2023, o Balneário Santa Rita, em Farroupilha, segue com suas portas fechadas. Nesta semana, os secretários de Gestão e Governo, Thiago Galvan e de Urbanismo e Meio Ambiente, Paulo Gasperin, esclareceram na Câmara de Vereadores sobre os trâmites atuais do local.
A previsão inicial era transformar o espaço para entretenimento com áreas de preservação permanente. Conforme Galvan, a viabilidade do proposto para o local, que inclui novas edificações, necessitou de alterações no Plano Diretor. Para isso, as alterações necessárias foram apresentadas aos vereadores em março deste ano sendo elas aprovadas pelos parlamentares.

Diante disso, os projetos previstos para o local estão sob avaliação dos órgãos técnicos, aguardando suas respectivas aprovações, bem como as licenças ambientais para execução do serviço previsto, isso porque trata-se de um local com áreas verdes de preservação.
Considerado um dos principais cartões postais de Farroupilha na década de 90, o Balneário está localizado a aproximadamente três quilômetros do centro da cidade. As mensalidades previstas ao permissionário foram ajustados diante das alterações realizadas. Não há prazo previsto para o espaço entrar em funcionamento.