Comportamento

Com novas doses, Farroupilha aumenta grupo para a vacinação contra a gripe

Com novas doses, Farroupilha aumenta grupo para a vacinação contra a gripe

Com a chegada de novas doses da vacina contra a gripe em Farroupilha, será ampliada a campanha de imunização no município para mais grupos, a partir da próxima quinta-feira (22). Serão imunizadas crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Estes grupos fazem parte da primeira fase de vacinação, definida pelo Ministério da Saúde, e que segue até o dia de 10 de maio.

A imunização ocorrerá em todos os postos de saúde do município, com exceção da Vila Esperança e Burati, que não estão funcionando. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

O secretário de Saúde, Clarimundo Gründmann, explicou a importância da vacinação contra a gripe e o tempo necessário entre as doses desta vacina e a da Covid-19, quando houver a imunização para os mesmos grupos, como os profissionais da saúde, por exemplo.

“A gripe já vem de muito tempo, muitos anos que as pessoas se vacinam. A vacina da Covid-19, tem uma finalidade, ela não protege contra a gripe. Por isso é importante que as pessoas tomem a dose do imunizante. Porém, é preciso vacinas no tempo certo. Quem já fez a da Covid, precisa esperar 15 dias para fazer a da gripe. Ou então, 15 dias antes para quem ainda não fez”, disse.

A vacinação de gestantes e puérperas não requer agendamento. Indígenas serão imunizados na comunidade onde residem pelas equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). E no caso das crianças a partir de seis meses a menores de seis anos e profissionais de saúde, deve-se fazer o agendamento telefônico diretamente com o posto de saúde desejado. É imprescindível a apresentação de um documento com foto.