A Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1 a 0 pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, garantido classificação às oitavas de final A vitória representou o primeiro triunfo do Brasil contra a Suíça na história da competição. Em 1950 os países ficaram na igualdade por 2 a 2, e em 2018 empataram em 1 a 1.
A equipe comandada por Tite contou com duas mudanças na escalação inicial, as entradas de Éder Militão e Fred nos lugares de Danilo e Neymar, lesionados. Com isso, o time titular contou com: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison e Vinícius Jr. Por outro lado, os suíços entraram em campo com: Sommer; Weidmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodriguez; Freuler, Sow, Rieder, Xhaka e Vargas; Embolo.
Um momento importante para a cidade de Caxias do Sul foi registrado no segundo tempo. Aos 38 minutos, o caxiense Tite colocou seu conterrâneo Alex Telles em campo, sendo o primeiro atleta da cidade a disputar uma partida de Copa.
Primeiro tempo
A expectativa de que o Brasil dominaria o jogo do início ao fim não se concretizou no primeiro tempo. A Seleção só conseguiu ter sua primeira grande chance aos 11 minutos. Autor de dois gols na última partida, Richarlison recebeu passe dentro da área e cruzou para Vini Jr, mas a defesa europeia afastou. Um minuto depois, o centroavante recebeu nova bola dentro da área, porém acabou se atrapalhando.
Nos minutos seguintes, a Suíça ajustou sua marcação e passou a dar poucos espaços para o time de Tite. Aos 20 minutos, Vargas recebeu a bola em profundidade na direita e cruzou rasteiro na área. Ninguém apareceu para finalizar, e Alisson ficou com a bola. Seis minutos depois, novamente Vini Jr quase marcou. Após cruzamento, o camisa 20 finalizou de primeira, fraco e para fácil defesa de Sommer.
Mesmo sem arriscar tanto, a Suíça tinha mais a posse da bola até os 30 minutos, dominando principalmente no seu campo defensivo. Aos 37, Raphinha chutou de fora da área para grande defesa de Sommer. A partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0.
Segundo tempo
Ainda nos minutos finais do primeiro tempo Tite colocou Rodrygo no aquecimento. Na volta do intervalo, o camisa 21 entrou no lugar de Lucas Paquetá. Mesmo assim, os minutos iniciais foram semelhantes ao tempo anterior, com o Brasil rodando a bola mas com pouca efetividade. As primeiras grandes chances criadas foram da Suíça. Até os 10 minutos os europeus haviam ameaçada em duas oportunidades a meta defendida por Alisson.
Perdendo as disputadas no meio-campo, Tite colocou Bruno Guimarães no aquecimento. Aos 12 minutos o volante entrou no lugar de Fred. Ao mesmo tempo, Fernandes e Steffen entraram nos lugares de Rieder e Vargas. Dois minutos depois, Embolo tocou para Fernandes, que devolvei para o centroavante suíça, na hora do chute Marquinhos travou. Aos 18 minutos, Vini Jr recebeu belo passe de Casemiro, entrou na área e chutou no canto para marcar o primeiro gol do partida, porém, após checagem do VAR, o juiz anulou por interferência de Richarlison.
Precisando da vitória para garantir a classificação de forma antecipada, aos 28 entraram Antony e Gabriel Jesus nos lugares Richarlison e Raphinha. Na Suíça saíram Sow e Embolo para a entrada de Aebischer e Seferovic. Mesmo com todas as mudanças no segundo tempo, nenhuma das equipes conseguia dar perigo as metas adversárias. Mas, aos 38, após assistência de Bruno Guimarães, Casemiro arriscou de primeira de dentro da área, um golaço do Brasil, agora valeu. 1 a 0.
SABE DE QUEM??????@Casemiro!!!!!!
?? 1 x 0 ??
VAMOS, BRASIL!!! pic.twitter.com/P0r1PlpNU9
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 28, 2022
Após o gol, Tite colocou o caxiense Alex Telles em campo no lugar de Alex Sandro. Assim, o atleta se tornou o primeiro jogador de Caxias do Sul a disputar a maior competição futebolística. Controlando as ações, o Brasil garantiu sua segunda vitória.
Sequência de Brasil e Suíça na Copa
Já classificados no Grupo G, os comandados de Tite enfrentam Camarões às 16h na próxima sexta-feira (2/12), mesmo horário de Suíça x Sérvia. As duas seleções europeias e o time africano disputam a última vaga da chave às oitavas de final.
O adversário do Brasil sairá do Grupo H, podendo ser Portugal, Uruguai, Coréia do Sul ou Gana.