Com Filó, 20º ENTRAI – Encontro das Tradições Italianas é lançado em Farroupilha

Filó visa resgatar costumes, alegrar, aproximar e estreitar os laços da comunidade

Publicado por
10:58 - 06/04/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

Na noite desta quarta-feira (5), foi realizado o Filó de Lançamento do 20º Encontro das Tradições Italianas – ENTRAI, no salão Paroquial Santa Cruz de Nova Milano, em Farroupilha. Na oportunidade, foi divulgada a programação oficial do evento, em que está marcado para ocorrer nos dias 12, 13, 14 e 19, 20, 21 de maio, na Praça de Nova Milano, que contará com cultura, shows, gastronomia, artesanato, agroindústria e exposição de carros antigos.

O público que participou do Filó, levaram um prato de comida para ser compartilhado e também vivenciar o resgate da cultura, valores e costumes trazidos pelos imigrantes italianos, já que Nova Milano é o berço da Imigração Italiana, no Rio Grande do Sul. Lembrando que no passado, as primeiras famílias que chegaram na região tinham o hábito de se encontrar à noite na casa do vizinho para conversar, jogar, comer, fazer trabalhos manuais, cantar, rezar e juntar forças para a dura jornada de trabalho.

A Secretária da Educação, Esporte, Cultura e Juventude Luciana Zanfeliz comentou sobre a organização do ENTRAI em 2023:

“É maravilhoso nos poder estarmos lançando o ENTRAI aqui em Nova Milano na comunidade, porque a final de contas é uma festa que é muito especial pra nós, que iniciou em 1991 quando meu pai, Clóvis Zanfeliz era Prefeito, então tem todo uma ligação, todo um significado especial. Quando o meu pai e a dona Marlene Feltrin, que é a mãe do nosso atual Prefeito, iniciaram a festa foi com o intuito justamente de resgatar e preservar a nossa imigração, a cultura da nossa imigração italiana, que se insere até hoje na cultura do nosso povo aqui de Farroupilha. Mesmo com toda adversidade cultural que temos hoje, temos a marca e identidade da cultura italiana e o nosso lançamento é nada mais do que trazer essa alegria, essa festa é para que os jovens também tenham acesso pra gente valorizar e preservar. A programação é vasta e fica o convite para que em maio, façam presentes na nossa festa, em Nova Milano” destaca.

Além da comunidade, o Filó contou com a presença da soberana e princesas de Farroupilha, Laura Verona Bet, Milena Broilo e Ana Paula Casa, do prefeito, Fabiano Feltrin, secretários, vereadores e demais autoridades convidadas.

O Diretor da AM9 Produções Anderson Moraes, falou sobre mais um evento em que a produtora está junto a Prefeitura de Farroupilha e como se organizou para o ENTRAI 2023:

“Conhecemos bastante ja do ENTRAI, mais uma vez estamos fazendo a infraestrutura que vai ser grandiosa, imponente, ao exemplo do que foi a última edição, talvez alguns detalhes a mais, em que vamos aumentar um pouco a parte da alimentação, vamos colocar agroindústrias também no evento, temos uma pequena feira e claro a parte dos shows. É importante destacar a programação artística que está maior, robusta, com muitas atrações culturais, típicas italianas, convidamos inclusive uma orquestra típica alemã, para mostrar aqui também em meio a cultura italiana, fazer esse intercâmbio, essa diversidade, e claro, a infraestrutura que vai atender todo o ENTRAI, será 100% coberta e fica o convite para que as pessoas venham visitar” frisa.

A programação do ENTRAI contará com shows do Grupo Yangos, Grupo de Dança os Gaudérios, Cavatappi, Barbarella, Musicale Kemony, Grupo Partigiani, Grupo Ragazzi Dei Monti, Tenor Dirceu Pastori, Brilha Som, The Beatles no Acordeon, Guri de Uruguaiana e muito mais.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp