Desde que a farmácia do Hospital de Bom Jesus foi interditada, o município vive uma situação inusitada. Como a medida cautelar impede a dispensa de medicações, a unidade que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue viabilizar internações. Desse modo, a direção do estabelecimento tem encaminhado pacientes para outras cidades.
O problema começou na sexta-feira (26), após uma vistoria da Vigilância Sanitária. Segundo o secretário municipal da Saúde de Bom Jesus, Vagner Biazus, foi identificado um erro na dosagem de um medicamento para um paciente que estava hospitalizado. A medicação não chegou a ser aplicada, mas a percepção do equívoco levantou dúvidas sobre procedimentos adotados pela equipe da farmácia, o que levou ao fechamento temporário do serviço.
Transferências
Desde então o hospital não tem como prosseguir com atendimentos que exigem internação, uma vez que os tratamentos dependem do uso de medicamentos pelos pacientes. Ainda na semana passada houve a transferência de um paciente de leito clínico e cinco de leitos psiquiátricos, todos encaminhados para outros municípios. O Hospital de Bom Jesus tem capacidade para 30 leitos.
Atualmente, os pacientes que chegam recebem uma primeira avaliação, passam por exames, são estabilizados e enviados para municípios vizinhos, caso necessário. A principal referência para Bom Jesus é o hospital de Vacaria.
“Não estamos sem hospital. É importante frisar que os moradores não estão sem atendimento. As urgências e as emergências são mantidas, com exames e estabilização dos pacientes e posterior encaminhamento para outra cidade”, garante Biazus.
Exoneração
O secretário informa que uma série de ações estão sendo adotadas para normalizar o funcionamento da farmácia e retomar as internações. A farmacêutica responsável no hospital foi exonerada e o caso da dosagem errada de medicação está sendo apurado por meio de uma sindicância. Outra medida envolve o treinamento da equipe para uma dispensa segura de remédios.
“Queremos priorizar para que uma nova vistoria, que está marcada para quarta-feira (31), ocorra ainda nesta terça-feira (30)”, frisa.
O que diz a Secretaria Estadual da Saúde
Por meio de assessoria de comunicação, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que a Vigilância Sanitária (VISA) fez uma interdição cautelar na farmácia do Hospital de Bom Jesus. Essa medida foi aplicada em função de problemas com processos, fluxos e rastreabilidade no serviço.
De acordo com a SES, essa interdição afeta todas as áreas do hospital. Diante disso, a secretaria afirmou que solicitou ao hospital o cancelamento de todos procedimentos eletivos agendados. Em relação aos pacientes, a secretaria explica que hospital tinha, nesta terça-feira (30), três pessoas internadas.
“Solicitamos ao hospital a inserção de todos eles no GERINT (Gerenciamento de internações hospitalares) para transferência. Acreditamos que essa interdição será por um breve período.
Por outro lado, segundo a SES, o hospital deve apresentar um plano de trabalho e as alterações solicitadas pela Vigilância Sanitária. O órgão fez uma nova inspeção para avaliar as alterações e a desinterdição.
A reportagem procurou o órgão, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para atualização.
*Reportagem atualizada às 14h30min de 30/07/2024.