Comportamento

Com atividades culturais, milhares de pessoas prestigiaram a 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Programação do evento literário chegou ao fim no domingo (9)

25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis
Programação do evento literário na edição de 2023 - (Foto: Prefeitura de Nova Petrópolis/Divulgação)

As mais diversas manifestações culturais ligadas à leitura estiveram em evidência na Rua Coberta durante a 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis. As atividades ocorreram entre a última sexta-feira (7) e o domingo (9), e contaram com a presença de milhares de pessoas, com destaque para os estudantes da rede local de ensino, bem como a participação de autores.

“São momentos da maior importância para a vida literária, a vida escolar e a vida comunitária de Nova Petrópolis, pois só acreditando e investindo em educação que teremos uma cidade, um estado e um país melhor”, declarou o prefeito Jorge Darlei Wolf durante a abertura oficial da 25ª Feira do Livro, na sexta-feira.

Na ocasião, a comissão organizadora da 25ª Feira do Livro prestou uma homenagem aos personagens envolvidos na história de 25 anos do evento. Posteriormente, o Grupo Estribo de Prata realizou o show de abertura do evento. No repertório, músicas de autoria do patrono da edição, Gaudêncio Terra.

“É um momento que foi esperado por muito e muito tempo. Eu me senti muito honrado com este convite, deste evento magnífico e desta cidade magnífica, e com este povo magnífico. É a melhor coisa da minha vida. E não vamos esquecer: quando se semeia a leitura, as ideias florescem”, disse Gaudêncio Terra.

25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Entre apresentações musicais e teatrais, lançamentos de livros, palestras, oficinas e brincadeiras, na tarde do sábado (8) ocorreu o Encontro com Escritores Locais, ele contou com a participação de Joana Ester Bonorino, Fernando Agert, Jussara Prates, Ana Helena Silva, André Werkhausen Boone, Adélia Maria Hillebrand, Adilson Prates, Irineu Lasch, Helena Klein, Gabriela Zang Braun, Ivoni Nör e o patrono Gaudêncio Terra. Cada autor falou sobre o momento atual de sua obra e, em conjunto, o grupo realizou a homenagem póstuma aos escritores Antônio Sidekum e Vitor Volker Gans, também de Nova Petrópolis.

“A nossa Feira do Livro está acontecendo o ano todo, através dos escritores nas escolas e diversas outras atividades, em especial na nossa Biblioteca Pública. Neste fim de semana tivemos uma concentração especial, de comemoração à literatura aqui nesta linda Rua Coberta”, avaliou a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, referindo-se à programação prévia e que continua após o evento.

A 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis foi uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.