Colono com Orgulho, da Rádio Viva e Leouve, apresenta a história da família Molon

Promoção do Grupo RSCOM visitou nesta sexta-feira (21) o distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha

Publicado por
10:56 - 21/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Colono com Orgulho, da Rádio Viva e Leouve, apresenta a história da família Molon

Fotos: Letícia Reinaldo/Grupo RSCOM

Evidenciar e valorizar o trabalho do produtor rural é um dos compromissos dos veículos de comunicação do Grupo RSCOM. E nesta sexta-feira (20), mais uma família foi agraciada pela Colono com Orgulho, promoção da Rádio Viva 94,5 FM, com divulgação do Portal Leouve e parceiros.

No encerramento da promoção, foi dia de conhecer a propriedade da família Molon, no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha. Antoninho Molon, de 59 anos, e Marlene de Fátima Bertin Molon, 63, junto aos filhos Lucas e Luana, receberam a reportagem nesta manhã para contar suas histórias aos ouvintes da Viva no Bom dia Trabalhador, apresentado pelo comunicador Sinval Paim. Quem conduziu a prosa foi o coordenador de eventos Emílio Nunes.

A agricultura e a vida no campo ultrapassa gerações da família Molon. E seguirá adiante, se depender de Antoninho. Atualmente, eles cultivam uva, laranja, milho, feijão e cebola em aproximadamente 6 hectares de terra. Com produções diversificadas, o colono conta que cria duas vacas e galinhas para adquirir queijo e ovos.

“Eu estou incentivando meus filhos para que fiquem na roça. Meu pai incentivou eu a ficar na colônia, o avô incentivou meu pai, e agora, com essa aqui, é a 4ª geração. Espero que continue. Com a tecnologia e maquinário de hoje, é muito mais fácil de trabalhar. É só trabalhar que a gente tem as coisas”, disse o proprietário.

 

Na localidade, o destaque fica para a fruta rainha da Serra Gaúcha: a uva. Isso porque os Molon mantêm uma agroindústria de vinho colonial, a Cantina do Toni. Ainda no ramo das bebidas, a família produz a bebida alcoólica italiana Graspa.

“E assim vai, um pouco de tudo”, brincou Antoninho.

Quem quiser, pode visitar a cantina, inaugurada no ano passado, e degustar um bom vinho colonial. O local fica aberto diariamente ao público. É possível acompanhar o trabalho, também, pelo Instagram, no @uvasmolon_cantinadotoni. O filho de Antoninho e Marlene, Lucas Molon, faz o convite.

“A gente atende os turistas, que vêm para conhecer nossa família e nossos produtos. Na época de safra, entre janeiro e março, temos a comercialização da uva in natura, colhemos na hora. É a agricultura familiar, né. Que envolve toda essa área, na parte da degustação de vinhos e visitação na nossa cantina”, destacou o jovem colono, que tem a parceria da irmã, Luana, no dia a dia.

 

 

Ao fim, a família Molon recebeu diversos brindes da Viva, da Balen Regularizações de Área Urbana e Rural, da Madeiras Cardoso e da Sabiá Coberturas Agrícolas. Eles agradeceram a visita e comemoraram a participação na Colono com Orgulho deste ano.

Gincana Colono com Orgulho

Buscando proporcionar momentos únicos às famílias dos agricultores, a iniciativa conta com uma super novidade neste ano: uma gincana com todos os contemplados pela promoção. No dia 22 de julho, sábado, a partir das 9h, ocorrerá diversas brincadeiras para os agraciados, com muita diversão e alegria para todos os presentes.

A festa ocorre em Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, juntamente com a Festa da Colônia. A programação reúne corrida de carrinho de mão, jogo da memória, debulho de milho, entre outras atividades para agitar a comunidade. Neste dia também está programado para ocorrer os super shows com o Grupo Manotaço e Banda Versus, a partir das 15h30min, com entrada gratuita.

A Promoção Colono com Orgulho conta com o patrocínio de Bristot Rede de Lojas, Balen Regularizações de Área Urbana e Rural, Sabiá Coberturas Agrícolas, CSM Acessórios, Madeiras Cardoso, Multimercados, Biofertilizantes Aimoré, Apolo Tecnhologia em Polímetros. Apoio Amigos de Otávio Rocha e Grupo de Jovens JUCRI.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp