Colono com Orgulho, da Rádio Viva e Leouve, apresenta a história da família Faoro

Promoção do Grupo RSCOM visitou nesta quinta-feira (20) a comunidade São Manoel, em Campestre da Serra

Publicado por
11:26 - 20/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Colono com Orgulho, da Rádio Viva e Leouve, apresenta a história da família Faoro

Fotos: Letícia Reinaldo/Grupo RSCOM

Evidenciar e valorizar o trabalho do produtor rural é um dos compromissos dos veículos de comunicação do Grupo RSCOM. E nesta quinta-feira (20), mais uma família foi agraciada pela Colono com Orgulho, promoção da Rádio Viva 94,5 FM, com divulgação do Portal Leouve e parceiros.

Hoje foi dia de conhecer a propriedade da família Faoro, na comunidade São Manoel, em Campestre da Serra. João Faoro, de 61 anos, e Elisabete Borges Faoro, 55, receberam a reportagem, que viajou mais de 70km nesta madrugada e início de manhã para contar a história do casal de colonos aos ouvintes da Viva no Bom dia Trabalhador, apresentado pelo comunicador Sinval Paim. Quem conduziu a prosa foi o coordenador de eventos Emílio Nunes.

“Bagagem tem bastante, dá pra ficar uma semana contando história”, brincou João, no início da conversa.

Na propriedade, os dois cultivam atualmente morango, cebola, soja e milho. O agricultor trabalha no meio rural desde criança. Ele conta que, da árvore genealógica, os seus avós foram os primeiros a se aventurar nas terras de São Manoel, com um comércio de moinho de farinha. A localidade, antigamente, pertencia a Vacaria, município em que João nasceu.

“Nasci e me criei na colônia. Me orgulho de ser chamado de colono”, vibrou o Seu João.

Fotos: Letícia Reinaldo/Grupo RSCOM

 

Ele, que diz que não gosta de ir até a área urbana da cidade, defende a permanência de trabalhadores no campo e a transmissão dessa cultura e conhecimento entre gerações. Inclusive, o filho dele, o João Lucas, de 7 anos, deve receber essa herança dos pais.

“Hoje tem tecnologia, o pessoal está ficando mais no campo, né. E tem que ficar. Se nós sairmos do campo, o pessoal vai comer o que? Então eu me orgulho da minha profissão e quero deixar para o meu filho essa atividade. É uma coisa que fortalece qualquer ser humano”, refletiu o colono.

Já a Elisabete é professora, e leciona em uma escola de Vacaria. Mas, nos fins de semana ela retorna à propriedade, ao encontro do marido, e ajuda na lida do campo com o mesmo carinho que dispensa nas salas de aula.

“Eu gosto. Também nasci no interior e estou acostumada com o campo. Sempre gostei da agricultura”, completou ela.

Ao fim, João e Elisabete receberam diversos brindes da Viva, da Balen Regularizações de Área Urbana e Rural, da Madeiras Cardoso e da Sabiá Coberturas Agrícolas. O casal agradeceu a visita e comemorou a participação na Colono com Orgulho deste ano.

“É uma honra contar com a presença de vocês na nossa humilde casa e propriedade. A Rádio Viva, como uma das rádios mais ouvidas da nossa região, é uma satisfação receber um grupo de amigos desse nível”, finalizou o colono João Faoro.

Gincana Colono com Orgulho

Buscando proporcionar momentos únicos às famílias dos agricultores, a iniciativa conta com uma super novidade neste ano: uma gincana com todos os contemplados pela promoção. No dia 22 de julho, sábado, a partir das 9h, ocorrerá diversas brincadeiras para os agraciados, com muita diversão e alegria para todos os presentes.

A festa ocorre em Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, juntamente com a Festa da Colônia. A programação reúne corrida de carrinho de mão, jogo da memória, debulho de milho, entre outras atividades para agitar a comunidade. Neste dia também está programado para ocorrer os super shows com o Grupo Manotaço e Banda Versus, a partir das 15h30min, com entrada gratuita.

A Promoção Colono com Orgulho conta com o patrocínio de Bristot Rede de Lojas, Balen Regularizações de Área Urbana e Rural, Sabiá Coberturas Agrícolas, CSM Acessórios, Madeiras Cardoso, Multimercados, Biofertilizantes Aimoré, Apolo Tecnhologia em Polímetros. Apoio Amigos de Otávio Rocha e Grupo de Jovens JUCRI.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp