Colono com Orgulho, da Rádio Viva e Leouve, apresenta a história da família Bortolon

Promoção do Grupo RSCOM visitou nesta terça-feira (18) a Serra do Rio das Antas, em Antônio Prado

Publicado por
11:11 - 18/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Colono com Orgulho, da Rádio Viva e Leouve, apresenta a história da família Bortolon

Fotos: Letícia Reinaldo/Grupo RSCOM

Evidenciar e valorizar o trabalho do produtor rural é um dos compromissos dos veículos de comunicação do Grupo RSCOM. E nesta terça-feira (18), mais uma família foi agraciada pela Colono com Orgulho, promoção da Rádio Viva 94,5 FM, com divulgação do Portal Leouve e parceiros.

Hoje foi dia de conhecer a propriedade do produtor Ademir Bortolon, 58 anos, na Serra do Rio das Antas, em Antônio Prado. Os termômetros marcavam 4°C quando ele recebeu a reportagem nesta manhã para contar um pouco de sua história aos ouvintes da Viva no Bom Dia Trabalhador, apresentado pelo comunicador Sinval Paim. Quem conduziu a prosa foi o coordenador de eventos Emílio Nunes.

 

Na localidade, é mais fácil dizer o que não é produzido, tamanha a variedade do trabalho de Ademir, junto a esposa Marisete Lovison Bortolon, 53, e os filhos Cleiton e Daniel. Em cerca de 10 hectares de terra são cultivados uva, morango e milho, e criados bovinos. Ainda sobrou espaço para levantar uma cantina de vinho, denominada Cantina Della Vitoria, e uma banca para comercialização de produtos coloniais, a Tenda Belvedere.

“A uva principal que temos é a Isabel orgânica, e depois tem a Niagara, a branca, a Moscato Giallo. Mas a principal é a uva de mesa”, mostrou Cleiton Bortolon, que está diariamente na lida com o pai.

Somando mais de três décadas de trabalho na agricultura, Ademir Bortolon conta que começou sua trajetória na criação de animais. Ao lado de quatro irmãos, ele também ajudava o pai na produção de cachaça artesanal, e já tinha uma prévia do caminho que seguiria em grande parte da sua vida: produzir alimentos para a comunidade.

“Eu cortei muita cana, na época da carreta de mula ainda, nós fizemos muita cachaça. O forte nosso era a bergamota e a laranja. Antigamente, isso 50 anos atrás, era só na beira do rio que dava, em cima da Serra a geada queimava [a bergamota]”, relembra o Seu Ademir.

Acompanhe alguns trechos da visita abaixo:

 

 

O vereador e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural (Emater) de Antônio Prado, Neudi José Balancelli, também participou da celebração na propriedade e conversou com os ouvintes do Bom Dia Trabalhador.

Ao fim, a família Bortolon ganhou diversos brindes da Viva, da Balen Regularizações de Área Urbana e Rural e da Madeiras Cardoso. Ademir agradeceu a visita e comemorou a participação na Colono com Orgulho deste ano.

Gincana Colono com Orgulho

Buscando proporcionar momentos únicos às famílias dos agricultores, a iniciativa conta com uma super novidade neste ano: uma gincana com todos os contemplados pela promoção. No dia 22 de julho, sábado, a partir das 9h, ocorrerá diversas brincadeiras para os agraciados, com muita diversão e alegria para todos os presentes.

A festa ocorre em Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, juntamente com a Festa da Colônia. A programação reúne corrida de carrinho de mão, jogo da memória, debulho de milho, entre outras atividades para agitar a comunidade. Neste dia também está programado para ocorrer os super shows com o Grupo Manotaço e Banda Versus, a partir das 15h30min, com entrada gratuita.

A Promoção Colono com Orgulho conta com o patrocínio de Bristot Rede de Lojas, Balen Regularizações de Área Urbana e Rural, Sabiá Coberturas Agrícolas, CSM Acessórios, Madeiras Cardoso, Multimercados, Biofertilizantes Aimoré, Apolo Tecnhologia em Polímetros. Apoio Amigos de Otávio Rocha e Grupo de Jovens JUCRI.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp