READEQUAÇÃO

Codeca vai assumir manutenção dos banheiros públicos de Caxias do Sul

Após o encerramento do atual contrato, no dia 21, a Semma vai gerir de forma provisória os sanitários até que a Codeca assuma definitivamente os serviços

Codeca vai assumir manutenção dos banheiros públicos de Caxias do Sul
Foto: Marcelo Oliveira

Caxias do Sul - Com a decisão de interromper a licitação com a empresa responsável pela manutenção e limpeza dos banheiros públicos, a Codeca será a empresa que vai assumir de forma definitiva os serviços em Caxias do Sul. Porém, a partir do dia 21, quando ocorre o rompimento oficial do contrato com a empresa MB Service, haverá um período de transição no qual os servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) vão realizar os trabalhos de forma provisória. A decisão foi tomada em um encontro realizado na prefeitura na tarde desta sexta-feira (10), com a presença de representantes de diversas secretarias municipais.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, neste primeiro momento está sendo avaliado como será organizado esse serviço com os servidores da Codeca ao longo dos próximos meses.

“A Codeca está estudando também de que forma vai fazer a contratação desses profissionais e nós vamos ver com o prefeito como ela pode assumir esse serviço emergencialmente, e posteriormente, vamos ver como vamos oficializar esse contrato. Nesse primeiro momento, a Semma vai prestar esse serviço para garantir a continuidade a partir do dia 21. Isso vai possibilitar que a gente faça todos os trâmites legais, oficiando a Codeca para termos esse contrato inicial”, explica Boniatti.

Boniatti salienta que esse processo será feito de forma gradual. Assim, nos primeiros meses em que os banheiros estiverem sob a administração da Codeca, isso também será de forma emergencial, até que os devidos procedimentos legais sejam efetuados.

“Enquanto os serviços de forma emergencial estiverem sendo prestados, a gente vai fazendo um estudo para elaborar um contrato ainda melhor de prestação de serviços de forma definitiva”, destaca.

Ainda de acordo com o secretário, é possível que a Codeca assuma outras licitações de outras pastas que não estão apresentando um resultado satisfatório nos próximos meses. Isso será discutido nas próximas semanas com o prefeito e os demais secretários.

Contrato foi encerrado por ineficiência na prestação do serviço

Na manhã desta quarta-feira (9), a Rádio Viva registrou relatos de ouvintes de que os sanitários da Praça João Pessoa, na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro São Pelegrino, estavam fechados. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a situação é mais um exemplo dos problemas que a prefeitura vem enfrentando com a atual licitação. 

O valor pago à MB Service é de R$ 125 mil mensais. A empresa conta com 26 funcionários responsáveis pela manutenção dos banheiros de todas as praças e parques da cidade, além das Estações Principais de Integração (EPI’s) do transporte coletivo.