Caxias do Sul

Cirurgia inédita no RS para tratar câncer é realizada no Pompéia, em Caxias

Cirurgia inédita no RS para tratar câncer é realizada no Pompéia, em Caxias

Uma cirurgia inédita no estado do Rio Grande do Sul para tratamento de câncer foi realizada no hospital Pompéia. O procedimento é conhecido como Osso Congelado Pediculado, a técnica trazida do Japão visa congelar a parte atingida pelo tumor, a qual depois é reimplantada. Com esta técnica não é mais necessária a retirada do osso completo do corpo do paciente. Nos casos de câncer nos ossos, o tratamento convencional é feito por meio de próteses, de tecido ósseo de banco (osso de doadores ) ou enxerto do próprio paciente.

O procedimento aconteceu durante a segunda semana de agosto e ajudou eliminar o câncer do osso no menino Davi de 8 anos. Em janeiro, ele descobriu que era vítima de um tumor agressivo nos ossos, o sarcoma de Ewing, uma doença que acomete principalmente crianças e adolescentes. O câncer localizado na tíbia da perna esquerda foi tratado inicialmente com quimioterapia, o procedimento padrão.

O cirurgião ortopedista do Hospital Pompéia, Gustavo Gil, decidiu investir na técnica cirúrgica do osso congelado. Gil destaca que os benefícios da técnica do congelamento melhoram a qualidade de vida, visto que, o tecido ósseo e as células enxertadas no corpo são do próprio paciente.

Lúcia Jussara da Silva, mãe do Davi, se emociona com o resultado da cirurgia. “Ele está se sentindo bem e não está sentindo dor. Agradeço a Deus e essa oportunidade.”, acrescenta.