Chuva de granizo causa prejuízo em plantações do interior de Bento Gonçalves e região

A aguardada chuva da última terça-feira (21) apresentou-se como uma faca de dois gumes para muitos produtores rurais de Bento…

Publicado por
08:35 - 22/12/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Imagem: Redes Sociais

A aguardada chuva da última terça-feira (21) apresentou-se como uma faca de dois gumes para muitos produtores rurais de Bento Gonçalves e região. Nos distritos de São Pedro, Linha 47 e Caminhos de Pedra, bem como em Pinto Bandeira, houveram registros de chuva de granizo que causou prejuízos significativos em diversos parreirais e outras plantações.

Luciano Strapazzon, de 47 anos, é proprietário de uma plantação na região da Linha 47, e reside no distrito de São Pedro. Segundo ele, a chuva de granizo atingiu as duas localidades, porém, foi mais intensa na primeira. O evento causou um grande prejuízo. De seus cinco hectares com uvas plantadas, cerca de 40% foi perdido pelo impacto das pedras de gelo contra os frutos.

“Em torno de uns 40% eu calculo que foi a perda. (…) A uva tá bem machucada, bastante. Eu fui ver ontem, mas hoje nota-se mais, pois começa a manchar onde bateu. Mas tá bem quebrado.”

Ele destaca que alguns vizinhos tiveram prejuízos significantes também. Plantações de tomates e outras culturas bastante sensíveis foram bastante afetados.

Plantações situadas na Linha Amadeu, em Pinto Bandeira, foram afetadas. Ouvintes da Rádio Viva enviaram imagens dos cachos de uvas machucados pelos granizos.

Durante o dia de hoje, os produtores das regiões afetadas poderão verificar os estragos causados pela forte chuva e iniciar os trabalhos para recuperar o que for possível. Strapazzon, em tom de aceitação e alívio de não ter tido um prejuízo ainda maior, afirmou que assim que possível vai dar sequência aos esforços para cicatrizar o que for possível nas plantas.

Imagem: Redes Sociais
Imagem: Redes Sociais
Imagem: Redes Sociais
Imagem: Redes Sociais

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp