Cerca de 3 mil famílias já foram cadastradas no GPS Rural em Bento Gonçalves

O sistema foi implantado em abril de 2022

Publicado por
15:22 - 03/02/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Cerca de 3 mil famílias já foram cadastradas no GPS Rural em Bento Gonçalves

Foto: Rodrigo De Marco

Desde abril de 2022, foi implantado o GPS Rural nas localidades do interior de Bento Gonçalves. O projeto consiste num sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma off-line bastando apenas cadastrar as propriedades rurais.

Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1407 propriedades. Já em junho, o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, onde foram cadastradas mais de 800 propriedades. Entre setembro e outubro, os trabalhos foram feitos em São Pedro, que conta com aproximadamente 800 famílias. Posteriormente, no final do último ano, as equipes iniciaram o cadastramento de famílias do Vale dos Vinhedos. Mais de 460 propriedades do distrito já foram cadastradas e a expectativa é que em até duas semanas essa etapa seja concluída.

O sistema não vai ter custo para a cidadão e é uma realização das secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). Ao longo dos próximos dias, serão cadastradas famílias das Linhas 8 da Graciema e Ceará.

Como irá funcionar

Ao solicitar o atendimento, o morador só precisa informar o código para a localização de sua residência. O serviço engloba o 3º BPAT, através da Patrulha Rural, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp