Mutirão vacina quase 1,8 mil crianças contra a meningite, em Caxias do Sul

Ação abrangeu 23 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo território do Município

Publicado por
07:01 - 05/12/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Cerca de 1,8 mil crianças são vacinadas contra a meningite no final de semana em Caxias do Sul

Foto: Fabiana de Lucena

Em mais um mutirão de vacinação organizado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais 1796 crianças foram vacinadas contra meningite só neste sábado (3). A campanha busca imunizar crianças de três meses a cinco anos completos (até cinco anos, 11 meses e 29 dias) residentes em Caxias do Sul.

O objetivo é evitar casos de meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença, que pode levar à morte ou deixar sequelas motoras ou cognitivas, além de causar cegueira ou perda da audição.

O mutirão ocorreu das 10h às 14h em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas por todo o território de Caxias do Sul. No próximo sábado (10), outros 25 postos abrirão no mesmo horário. Os pais também podem levar seus filhos para fazer a vacina de segunda a sexta-feira em qualquer UBS do Município.

É obrigatório apresentar Cartão SUS de Caxias do Sul e caderneta de vacinação. As crianças das demais faixas etárias seguem o calendário vacinal de rotina.

A campanha

Público-alvo: crianças de três meses a cinco anos (até cinco anos, 11 meses e 29 dias).

Todas devem tomar a vacina ACWY, mesmo que já tenham tomado essa vacina na rede particular. Neste caso, é preciso esperar intervalo de 30 dias. Se tiver tomado a vacina Meningocócica C (calendário de rotina), também deve esperar 30 dias.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp