A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta segunda-feira, dia 23, que o Centro Especializado de Saúde passará a atender a população das 7h às 18h45min. A medida passa a valer no dia 1º de novembro. Atualmente, o CES funciona até às 16h.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a medida tem como objetivo reduzir o índice de pacientes que faltam aos atendimentos médicos, uma vez que abre a possibilidade de agendar consultas ao fim do dia.
Nicole Golin, diretora da Rede Especializada de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), diz que o percentual de pessoas que faltam às consultas no CES é significativo. “Em ortopedia, que tem alta procura por parte dos usuários, o índice de ausências é de 18% ao mês; nas especialidades pediátricas chega a 20%. Acreditamos que muitos pacientes não comparecem em função de seus horários de trabalho. Portanto, se ofertarmos a consulta mais no início ou no fim do dia, a tendência é que as faltas diminuam”, projeta Nicole.
Segundo Nicole, a medida será possível por meio de um remanejo do horário dos médicos que atendem no local. Agora, ao invés da jornada ser das 8h às 12h, por exemplo, o profissional vai cumprir o horário em dois turnos. Inicialmente, seis especialidades serão contempladas com o horário estendido: ortopedia, dermatologia, nefrologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e pneumologia pediátrica.
Agendamento de exames
A partir do dia 1º de novembro, alguns exames solicitados pelos médicos do CES passarão a ser agendados no próprio serviço, sem que o paciente tenha que voltar à Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer a solicitação. São eles: ecografias abdominal, de rins e das vias urinárias, eletrocardiograma, raio-X simples de todos os tipos, espirometria e teste ergométrico.
As consultas de retorno, para mostrar os exames solicitados pelos médicos, também serão todas reagendadas no próprio CES.