Central de medicamentos de Garibaldi distribui mais de 1,6 milhão de unidades para municípios atingidos pelas chuvas

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde. Os municípios que estiverem com falta de abastecimento também podem entrar em contato pelo WhatsApp, (54) 9983-4402

Publicado por
08:08 - 17/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Márcio Schinoff)

Até o momento, a operação de recebimento e distribuição de medicamentos, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Garibaldi, organizou a entrega de mais de 1.6 milhão de insumos, destinados para 53 municípios gaúchos atingidos pelas enchentes das últimas semanas.

Os dados da SMS evidenciam a agilidade da pasta, em um trabalho conjunto com voluntários, para receber, selecionar e enviar os suprimentos. Do total de 1.825.392 recebidos ao longo dos últimos dias, 89,93% foram encaminhados aos necessitados. Portanto, 1.641.582 medicamentos já saíram da central de distribuição.

Funcionamento da operação

Diariamente, a SMS recebe um levantamento com os itens faltantes nos municípios atingidos e repassa essa relação aos voluntários do Aeroclube de Garibaldi. Os aviadores arrecadam os remédios e insumos hospitalares, que são doados a partir de várias localidades do Brasil, e descarregam no Aeroclube. De lá, os insumos são levados até a Associação de Motoristas de Garibaldi (AMG).

Na AMG, um grupo de farmacêuticas voluntárias realiza a separação e controle dos materiais, registrando todas as entradas e saídas de suprimentos. Na sequência, os donativos são enviados por transporte aéreo ou terrestre para as cidades que necessitam.

Os municípios que estiverem com falta de abastecimento também podem entrar em contato pelo WhatsApp (54) 9983-4402, com a secretária de Saúde de Garibaldi, Clarisse Lagunaz.

LEIA MAIS
Empresários de Garibaldi podem registrar perdas em empresas atingidas pelas enchentes
 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp