Em cinco dias de drive-thru (8 a 12/2), 6.483 idosos de 80 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em Caxias do Sul. Os imunizantes foram aplicados em dois pontos da cidade (Rua Plácido de Castro e Pavilhões da Festa da Uva), em uma operação que envolveu centenas de servidores de diversos segmentos da Prefeitura e organizações públicas e privadas, bem como voluntários. A segunda maior cidade do estado inaugurou o drive-thru na segunda-feira (8/2), inicialmente para idosos de 90 ou mais, e ampliou as faixas etárias gradativamente. O trabalhou ocorreu sem intercorrências.
Conforme dados do Painel Covid da Prefeitura de Caxias do Sul, desde o início da pandemia, 259 idosos com 80 anos ou mais foram internados por complicações da covid-19 e 145 faleceram (56%). Os números atestam a necessidade de imunizar pessoas dessa faixa etária, como forma de diminuir o adoecimento, as internações e os óbitos. Para definir os grupos prioritários, Caxias do Sul segue orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
“Estamos muito felizes com o resultado obtido no drive-thru e esperançosos que o esperado avanço da vacinação possa enfim diminuir o número de vidas perdidas. Todos os envolvidos não pouparam esforços e trabalharam de forma competente, dedicada e altruísta, fazendo com que Caxias do Sul desse um belo exemplo nesse momento tão importante”, salienta a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi. Neste sábado, sete UBSs abriram para a imunização de pessoas de 80 anos ou mais, com a estimativa de imunizar cerca de 700 idosos.
Vacinação prossegue
Também nesta semana, o Município abriu o agendamento virtual para profissionais de saúde que exercem atividade direta e presencial e sem possibilidade de manter o distanciamento social. A definição dos profissionais desse grupo também levou em consideração o risco profissional do contato com o público (contato mais próximo com o paciente ou com amostras biológicas). Cerca de 2 mil profissionais agendaram horário e as doses serão aplicadas até dia 19/2 em Unidades Básicas de Saúde pré-definidas.