Caxias do Sul terá transporte gratuito para doadores de sangue neste sábado

Ação do Hemocentro e Secretaria da Saúde de Caxias do Sul oferece ônibus às 9h, com saída das EPIs Floresta e Imigrante, para incentivar doação solidária

Publicado por
15:27 - 03/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Campanha Linha da Vida mobiliza doadores de sangue neste sábado em Caxias do Sul. (Foto: Mateus Argenta / Divulgação)

Campanha Linha da Vida mobiliza doadores de sangue neste sábado em Caxias do Sul. (Foto: Mateus Argenta / Divulgação)

Neste sábado (04), a Campanha Linha da Vida promove transporte gratuito para incentivar a doação de sangue em Caxias do Sul. A iniciativa visa manter os estoques em dia para ajudar as possíveis vítimas das enchentes que atingem o Estado.

Os interessados em doar sangue podem contar com ônibus que sairão às 9h das EPIs Floresta e Imigrante. Os veículos estarão localizados do lado de fora das EPIs, e não será preciso pagar passagem. O retorno está previsto para as 11h30.

Para participar, é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto (como identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação). Os doadores devem ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos.

Jovens com idade de 16 e 17 anos também são aceitos para doação, desde que acompanhados da autorização formal dos pais e/ou responsável legal, além de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável. É necessário pesar mais de 50 kg.

Os interessados também podem realizar a doação diretamente no Hemocs, localizado ao lado da UPA Central, Ernesto Alves, 2260.

Antes da doação, recomenda-se que os doadores estejam bem de saúde, alimentados (evitando refeições pesadas nas três horas que antecedem a doação), não fumem duas horas antes, não ingeriam bebida alcoólica nas últimas 12 horas, tomem dois copos de água e apresentem a receita médica ou o nome dos medicamentos em uso.

Alguns impedimentos temporários incluem febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, tatuagem e piercing.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp