Caxias do Sul sedia Campeonato Brasileiro de Voleibol Sub-19-feminino com entrada gratuita

Jogos ocorrem até o próximo domingo (24), na sede do Clube Recreio da Juventude

Publicado por
16:58 - 19/09/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Caxias do Sul sedia Campeonato Brasileiro de Voleibol Sub-19-feminino com entrada gratuita

Foto: Marcelo Rocha/Recreio da Juventude/divulgação

Caxias do Sul é palco da etapa classificatória do Campeonato Brasileiro Interclubes de Voleibol Sub-19-feminino durante esta semana. A abertura aconteceu nesta terça-feira (19), na sede do Clube Recreio da Juventude (RJ), onde ocorrem as partidas até o próximo domingo (24). O evento tem entrada gratuita (confira a tabela completa de confrontos aqui).

Ao todo, 14 equipes de nove estados diferentes disputam o torneio. O Recreio da Juventude representa Caxias, e vai em busca do título inédito. A Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) é outro time com origem no Rio Grande do Sul. Entre atletas, comissões técnicas e colaboradores, o campeonato reúne mais de 160 pessoas.

A comunidade pode desfrutar de 47 jogos. Somente hoje são nove, incluindo a estreia do Recreio da Juventude, às 18h, contra o São Paulo F.C. A atleta Nicole Santos, de 17 anos, atua como líbero da equipe caxiense, e espera contar com o diferencial de jogar em casa para vencer.

“O nervosismo bate um pouco, mas é uma honra jogar aqui e esperamos que tudo dê certo. A preparação foi grande, e aqui vamos colocar tudo em prática, fazer o que a gente sabe”, disse.

Empenho e dedicação são as palavras-chave para o técnico Rodrigo Santos, que projeta um bom torneio para o RJ. As partidas ganham uma emoção especial, também, pois podem ser a despedida de algumas atletas, já que esta é a última categoria que o clube disponibiliza. Além disso, ele é pai da líbero Nicole.

“A expectativa é grande, por que é uma competição de altíssimo nível. Viemos de uma preparação jogando a primeira etapa do campeonato estadual. Esperamos que nesta competição também possamos fazer uma boa estreia”, afirmou Santos.

Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Quem já estreou com vitória foi o Barueri Volleyball Club, de Diadema (SP), que derrotou o Brasília Vôlei (DF) na manhã desta terça. O treinador do clube paulista, Fábio Simplício, defende que o foco está na classificação.

“A equipe soube se portar muito bem, se ajudou dentro de quadra para conseguirmos o resultado positivo. Sabemos da nossa qualidade, e o importante é buscar a classificação”, definiu.

A ponteira Vittoria Elena Kuehne, de 17 anos, admite que, apesar do nervosismo inicial, a equipe conseguiu controlar a situação.

“Acho que o nervosismo sempre tem, mas soubemos lidar bem com isso e esperamos fazer bons jogos para classificar para a etapa final em Saquarema”, observou.

Tempero especial da Serra Gaúcha, o frio parece não ter surtido efeito na atleta.

“Já estou acostumada, sou do Sul”, brincou ela, que é natural de Jaraguá do Sul (SC).

Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

O sistema de disputa é classificatório nos primeiros três dias. Na sequência, as oito melhores equipes se enfrentam em confrontos eliminatórios. A final é no domingo (24), às 13h30min.

A etapa caxiense, denominada classificatória B, acontece simultaneamente com a classificatória A, em Criciúma (SC). Das duas cidades saem as seis melhores equipes, que disputarão o título do Campeonato de Voleibol Sub-19-feminino em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Jogos do Recreio da Juventude na 1ª fase

X São Paulo F.C. | 19/09 | 18h

X Tijuca T.C. | 20/09 | 18h

X Marechal | 21/09 | 11h45min

X Fluminense | 21/09 | 16h45min

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp