Caxias do Sul sedia 2ª edição de feira de veículos elétricos em novembro

Lançamento da 2ª Eletric Move, que este ano oportunizará rodadas de negócios, ocorreu na noite desta segunda (16), no TecnoUCS

Publicado por
14:43 - 17/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Edson Néspolo, idealizador da Mostra de Veículos Elétricos, apresentou o evento na noite desta segunda (16) - (Foto: Rogério Mesquita)

Um dos maiores eventos de sustentabilidade e eletromobilidade do Brasil ocorre, pela segunda vez, em Caxias do Sul. A Eletric Move – Feira de Veículos e Mobilidade Elétrica está agendada para ocorrer de 7 a 10 de novembro, no Parque da Festa da Uva, promovido em parceria entre a Fluxo Solar Energia, CIC Caxias e Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região). A entrada no evento é gratuita para a comunidade nos dias 9 e 10, e, como sugestão da organização, a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O diretor da Eletric Move, Edson Néspolo, ressaltou que neste ano a feira terá uma novidade na área das Rodadas de Negócios, em uma parceria com o Sebrae-RS. Os potenciais compradores e vendedores do segmento de eletromobilidade serão oportunizados, nos dois primeiros dias de evento, com conexões para o fomento de networking. 

“No ano passado, fomos audaciosos e conseguimos realizar uma Feira que impressionou a todos. Este ano, não será diferente, pois continuaremos a solidificando. Percebemos uma tendência pela explanação de assuntos como mudança climática e fontes alternativas de energias. A Feira quer atrair a comunidade elétrica, mas sem deixar de lado o foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente”, destacou Néspolo.

Reunindo os entusiastas, investidores e curiosos, o evento já tem confirmação de grandes nomes, como o do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, como palestrante. Além disso, temas como Inteligência Artificial e a COP 30, agendada para 2025, no Brasil, serão abordados nas palestras e nos espaços de debate.

Em setembro de 2023, foram cerca de 20 mil pessoas que prestigiaram a mostra, e devido ao sucesso da edição, a organização acredita no dobro de visitantes para 2024, com expectativa de 40 mil. 

Lançamento da 2ª Eletric Move nesta segunda – (Foto: Rogério Mesquita)

No sábado e no domingo, dias 9 e 10 de novembro, a Eletric Move abrirá as portas para o público em geral, a partir das 10h, para que tenha contato com as novidades e as inovações no mundo da eletromobilidade, das energias limpas, da transição energética e da energia solar. Conforme Edson Néspolo, as novidades em veículos atrairão a todos os públicos. “Vamos ter expostos vans, automóveis, caminhões, ônibus, bicicletas, patinetes, motos, enfim, uma diversidade de elétricos muito grande, e sempre com novidades. Haverá lançamentos, que sempre causa uma certeza do que o público gostará de ver. E como vamos repetir a primeira edição, entrada gratuita, temos certeza que o público da feira crescerá muito esse ano”.

O evento foi lançado na noite desta segunda (16), reunindo autoridades de Caxias do Sul no espaço da Tecno UCS. A Eletric Move 2024 conta com o apoio institucional técnico-científico da UCS, o apoio do Sebrae, da CIC e do SIMECS e o patrocínio da Mercosul Motores.

Os elétricos que tornaram Caxias do Sul reconhecida

Caxias do Sul é um dos polos reconhecidos nacionalmente no que diz respeito a veículos elétricos, além da produção dos veículos já tradicionais. Ainda em dezembro de 2023, um protótipo de um carro elétrico foi totalmente montado na cidade, elevando ainda mais a região da Serra Gaúcha. Nessa produção mais de trinta mãos estiveram na montagem do eletromóvel, com participação de seis empresas do setor metalmecânico, modelagem e robótica. O trabalho foi conduzido pela Lecar, primeira montadora especializada brasileira e comprometida com a sustentabilidade ao trabalhar na produção de veículos 100% elétricos.

Um dos nomes de referência no setor de mobilidade elétrica no Brasil, Flávio Figueiredo Assis, diretor presidente da Lecar foi convidado a expor a marca Lecar na Eletric Move. Na época ainda não havia um protótipo e nem um produto palpável, mas foi o pontapé inicial para o sonho começar a ser desenvolvido na cidade.

O idealizador da Eletric Move, Edson Néspolo, demonstrou contentamento na escolha da Lecar em fazer de Caxias do Sul uma protagonista na montagem do protótipo“Ficamos contentes que eles escolheram Caxias para isso. E a Electric Move proporcionou para nossa cidade porque tudo isso para Caxias. Uma oportunidade única. E essa questão do elétrico é um caminho sem volta, assim como alguns anos atrás. Desenvolveu o celular e foi aperfeiçoando e foi aumentando a carga, bateria, tudo”.

Veículo elétrico totalmente brasileiro é montado em Caxias do Sul

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp