APORTE

Projeto-piloto destina R$ 1 milhão para indústria criativa em Caxias do Sul

Projeto-piloto do governo gaúcho visa gerar novas oportunidades de desenvolvimento social e cultural na cidade

Reunião Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC)
Reunião Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC) | Foto: Juliane Ribas / Divulgação

Caxias do Sul foi contemplada com um aporte de R$ 1 milhão do Governo do Estado, por meio de um projeto-piloto da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC), que visa fomentar a Indústria Criativa no município. A notícia foi comunicada pela secretária municipal de Cultura, Tatiane Frizzo, após reunião nesta terça-feira (21) com Beatriz Araújo, secretária estadual da Cultura (SEDAC), em Porto Alegre.

O projeto-piloto, que envolverá também outros municípios, tem como objetivo fortalecer a economia criativa, área vista como motor de transformação social e geração de renda para Caxias do Sul. A parceria entre o município e o estado tem sido um ponto chave para o sucesso de iniciativas como o Programa Caxias Criativa, lançado em 2023, que tem viabilizado recursos e projetos culturais na cidade.

Além do anúncio do investimento, no encontro também foi aboradado o impacto positivo do Edital Territórios Criativos 2024, que contemplou Caxias com dois projetos já na fase final de contratação: Digitais da Periferia, da Fluência Casa Hip Hop, e Jardins Criativos, de Liliane de Fátima Giordano. Esses projetos, que têm como foco os bairros Fátima e Santa Fé, representam uma importante etapa na transformação social da cidade.

“Receber esses investimentos é motivo de grande alegria para Caxias do Sul. O contato direto com a SEDAC fortalece nossas parcerias e nos permite construir ações mais eficazes para nossa comunidade”, ressaltou a secretária Tatiane Frizzo.

Enquanto o formato de execução do projeto-piloto e do investimento ainda está em fase de estruturação pela SEDAC, os recursos do Edital Territórios Criativos 2024 serão destinados diretamente aos proponentes dos projetos.