Caxias do Sul contará com um programa para a arrecadação de calçados voltados à prática de atividades físicas e materiais esportivos. O Banco do Esporte foi instituído na manhã desta quinta-feira (28) com a sanção da Lei n° 9.216/2024, no Salão Nobre da prefeitura.
A medida prevê destinar os itens a projetos sociais do município com o intuito de estimular a prática de esportes especialmente em áreas de vulnerabilidade social. Isso porque, segundo a proposta, inúmeras dessas iniciativas carecem de equipamentos para atender a demanda existente.
Tênis é o vestuário mais requisitado, mas não o único. A lista de materiais solicitados, novos ou em bom estado de conservação após uso, inclui: bolas; capacete (ciclismo); skate (capacete, luvas, cotoveleiras, joalheiras e caneleiras); luvas esportivas; meias esportivas; cordas de pular; chuteiras; caneleiras; óculos e touca de natação; e raquetes.
Os itens poderão ser arrecadados por meio da realização de eventos comunitários. Os projetos sociais participantes serão cadastrados previamente.
De acordo com a Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), o banco deverá ser instalado na sede da pasta, junto ao Ginásio do Vascão, no bairro Pio X.
O projeto de lei foi criado pelos vereadores Felipe Gremelmaier (MDB) e Tatiane Frizzo (PSDB) e aprovado por todos os parlamentares em sessão no dia 14 deste mês. A prefeita em exercício, Paula Ioris (PSDB), sancionou o PL hoje.
Três diretrizes
O programa foi estudado para funcionar a partir de três diretrizes:
- Incentivar a doação de calçados e materiais esportivos adequados à prática de atividade física, mediante campanhas, ações e mobilizações;
- Estimular os participantes de projetos sociais a praticar atividades físicas;
- e beneficiar os projetos sociais e seus participantes com a doação de materiais esportivos e fomentar a prática do esporte.