O Caxias fez valer a presença da torcida no Estádio Centenário e chegou a sua primeira vitória na Série D do Brasileirão 2023. O grená bateu por 2 a 0 o Concórdia, na tarde deste domingo (14), e confirmou o retrospecto positivo em casa, que já totaliza cinco vitórias e apenas uma derrota. Os gols saíram dos pés de Galvan, que marcou em chute de primeira após a bola sobrar na entrada da área, aos 32 minutos, e de Eron, que roubou a bola em falha do goleiro Sidão e empurrou para o fundo das redes, aos 8 do segundo tempo. Com o resultado, o Caxias entra na zona de classificação para a próxima fase.
O próximo compromisso grená é gaúcho. O time da Serra visita, no domingo (21), o Aimoré em partida válida pela 3ª rodada da Série D. O jogo começa às 16h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
Grená aproveitou chances escassas nos primeiros 45
Apesar de enfrentar algumas baixas no elenco, o time do técnico Tcheco conseguiu controlar boa parte do jogo. Com 5 minutos, Peninha começou arriscando de fora. Mais adiante, aos 13, Sidão saiu mal, Diego Rosa recuperou e chutou cruzado, mas o goleiro do Concórdia retomou a posse, defendendo o arremate.
Aos 32, o grito entalado na garganta das mães grenás e demais torcedores foi solto. Jonathan cobrou escanteio, o goleiro do galo do oeste cortou e a bola acabou sobrando na entrada da área para o camisa 7 Galvan, que atirou de primeira, rasteiro, no canto esquerdo de Sidão. Aberto o placar, 1 a 0.
Pouco antes de terminar o primeiro tempo, aos 46, novamente Jonathan bateu falta na intermediária, em direção a meta, para a defesa do goleiro Sidão.
Controle do jogo
Logo aos 4 minutos da etapa complementar, Galvan fez boa jogada, limpando dois e chutando colocado. A bola acabou desviando na zaga e facilitando defesa de Sidão.
Aos 8 minutos, em falha do goleiro do Concórdia, o Caxias ampliou e pôde respirar. O zagueiro do galo do oeste William Alves recuou para Sidão, que se atrapalhou. Eron roubou a bola e mandou para dentro da meta. Quinto gol do atacante na temporada e anotado o 2 a 0 para o grená.
O técnico Tcheco ainda fez três substituições, aos 32 minutos. Marcão entrou no lugar de Eron, Marlon saiu para Elyeser e Peninha foi trocado por Fabrício Oya.
Até o fim da partida, o Caxias conseguiu controlar o Concórdia sem grandes sustos. Aos 44, Jonathan ainda aproveitou rebote e chutou forte, mas a bola passou por fora da meta.
Ficha Técnica
2ª Rodada – Brasileirão Série D 2023
Estádio Centenário – Caxias do Sul
Caxias 2×0 Concórdia-SC
CAXIAS
André Lucas; Marcelo (Adriel 23/2º), Dirceu, Ricardo Lima, Jonathan; Marlon (Elyeser 30/2º), Marciel, Peninha (Oya 30/2º); Diego Rosa (Marcelinho 6/2º), Galvan e Eron (Marcão 30/2º). Técnico: Tcheco
CONCÓRDIA
Sidão; Miguel, William Alves, Perema e Tetê; Robson, Arez (Lucas Intervalo) e Hector (Derick 18/2º); Claudinei (Caio 32/2º), Silas (João Intervalo) e Rodriguinho (João 18/2º). Técnico: Itamar Schulle
Gols: Galvan e Eron (Ca);
Cartões amarelos: Robson (Co), Diego Rosa (Ca), Lucas (Co), Adriel (Ca)