Comportamento

Casal de aposentados de Bento saiu da rotina e viajou por quatro países a bordo de uma Besta

Eles pretendem retomar o trajeto após o período de pandemia.

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

Um casal de aposentados, Maria e Daicir Bertollini, de 50 e 64 anos respectivamente, ambos naturais de Bento Gonçalves e moradores do Bairro Jardim Glória, resolveram sair da rotina e realizar o sonho de viajar, sem hora para voltar. Tudo isso a bordo inicialmente de uma caminhonete Doblô em um primeiro momento, para o Chile.

Maria e Daicir contam que costumavam realizar viagens esporádicas, em finais de semana ou datas especiais. Mas com a ideia do projeto “60 na estrada”, nome dado por eles a aventura, perceberam que iriam precisar de um veículo maior e com isso adquiriram e personalizaram uma Besta para tal, em formato de “Home”, completamente preparada para acomodá-los nos inúmeros quilômetros que viriam pela frente.

Eles saíram de Bento Gonçalves ainda no mês de janeiro de 2018 e até o final do último mês de dezembro, percorreram mais de 40 mil quilômetros por quatro estados do Brasil e quatro países da América do Sul: Chile, Argentina, Paraguai e Bolívia. No Brasil, a ideia inicial era percorrer toda costa litorânea, de Santa Catarina até o Nordeste, o que acabou não se concretizando completamente pois tiveram de voltar em função de alguns problemas de saúde por parte de Maria.

Quando eles iriam  retomar o trajeto, deu-se início a pandemia do Coronavírus, mas que segundo Daicir Bertolini, apenas adiou a retomada do projeto:

“Na próxima oportunidade vamos conhecer todo o litoral do Nordeste, que infelizmente tivemos de postergar em função da pandemia”, afirma.

Em meio a tantos quilômetros e lugares diferentes percorridos, muitas historias para contar. Uma delas, a de quase perderem a chave do carro durante a noite em uma das muitas praias percorridas no litoral catarinense.

Para realizar o sonho que estava na “gaveta” desde o início do casamento, há cerca de 28 anos, foi preciso um pouco de planejamento, mas o principal: a força de vontade e o desejo de sair da rotina e uma nova experiência de vida:

“Planejamos a viagem a partir de um determinado gasto que poderíamos ter ao dia. Certamente os maiores gastos envolveram o veículo, tanto com combustível, quanto uma manutenção que tivemos de fazer ao longo do percurso. Mas fora isso, como levamos tudo de forma bastante limitada, vivendo com a simplicidade. Conseguimos realizar parte deste sonho”, relatou Maria Bertolini.

As histórias e vídeos das aventuras percorridas pelo casal, foram relatadas na página do Instagram “60 na estrada” e também no canal do Youtube de mesmo nome.

Passando por inúmeros lugares, sem roteiro estabelecido, foram seguindo dicas de outros viajantes e pessoas as quais encontravam ao longo do caminho. Viajaram também por cidades de Minas Gerais e no Paraná, além de percorrem o estado de São Paulo e Santa Catarina.