
O desabamento de parte de uma residência de dois pisos por pouco não provocou uma tragédia no início da tarde desta quinta-feira (18), no bairro Interlagos, em Caxias do Sul. A casa que fica às margens da Av. Rubem Bento Alves (Perimetral Norte), próximo da rotatória da Rua Atílio Andreazza, começou a desabar por volta das 14h.
Três pessoas estavam no local, onde também funcionava uma borracharia e uma oficina de motocicletas na parte inferior. A casa teria começado a desabar onde ficava um banheiro. A estrutura veio a baixo trazendo junto parte do telhado e derrubando uma parede que caiu no pátio de uma residência que fica ao lado.
De acordo com Viviane Carvalho dos Santos 40 anos, moradora do local, ela estava junto com o marido, Joacir de Araújo Martim, 41 anos, e mais um cliente na parte onde funciona a oficina, quando a casa começou a ruir.
“A gente estava ali conversando e ele estava arrumando uma moto quando vimos que começou esfarelar a terra. Aí eu falei vamos ter que arrumar esse banheiro. Quando vimos tudo caiu tudo e só deu tempo de chamar o cliente e sair correndo”, disse.
Conforme a moradora, a casa tem o tamanho de 10m x 6m, e a oficina e borracharia funcionava apenas na parte de baixo. Ela afirma que a situação só não foi pior porque a netinha que ela cuida hoje não estava junto.
“Foi Deus, porque essas horas ela estaria no quartinho dela, e foi bem onde desabou”, revela.
Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros está no local fazendo a avaliação da estrutura que continua de pé, mas corre o risco de desabar em e atingir ao menos outras quatro casas do local. Uma equipe da secretaria de Obras e Habitação também estão no local e avaliam a possibilidade de interditar as outras casas que ficam mais próximas ao local.
O coordenador da Defesa Civil, Jeferson Marchioro, afirma que as residências existentes no local estão todas construídas de forma irregular, e a construção errada foi o que provocou o desabamento.
“Não tem outra coisa para falar. A construção é toda muito precária, foi construída de uma forma muito precária sem os requisitos necessários, sem uma viga, sem um pilar. Então, estamos tentando escorar o que está em pé ainda para a família tentar tirar o que restou e também assegurar que os vizinhos não sofram.” afirma.
O trânsito na perimetral norte foi totalmente bloqueado no sentido BR-116 ao São José, fiscais da Secretaria de Trânsito fazem a orientação dos veículos no local.
Confira o que disse o coordenador da Defesa Civil.
A reportagem também conversou com a moradora que relatou os momentos que a família passou.