Cartilha Ambiental é apresentado com calendário de eventos, em Caxias do Sul

Lançada a programação ambiental da Semma para o segundo semestre em parceria com a Codeca, o Samae e entidades

Publicado por
08:40 - 28/07/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Cartilha Ambiental é apresentado com calendário de eventos, em Caxias do Sul

Cartilha Ambiental é apresentado com calendário de eventos, em Caxias do Sul

O Município de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), lançou na manhã desta quinta-feira (27) a Cartilha Educação Ambiental em Ação com as atividades previstas para o segundo semestre de 2023. O prefeito Adiló Didomenico e o secretário do Meio Ambiente, João Uez, conferiram o planejamento a ser desenvolvido nos próximos meses, o qual foi apresentado no auditório da Semma, junto à Maesa.

Entre os destaques permanentes estão os roteiros no Jardim Botânico e no Aterro Sanitário; e a visitação ao Horto Municipal. Também serão organizadas visitas ao Parque Municipal Mato Sartori, apresentadas palestras, encaminhadas atividades de educação inclusiva e lançados o curta-metragem e o Calendário Ecológico 2024, ambos com o tema “Amigos de Patas”.

O objetivo da programação é movimentar a comunidade escolar e a população por meio de ações que estimulem a consciência ambiental. O resultado disso é obter avanços para toda a sociedade, explica a gerente da Educação Ambiental da Semma, Tatiana Vergani.

Segundo o secretário João Uez, a Cartilha reúne as atividades para contemplar todas as etapas do ensino básico (fundamental e médio). Lembrou que até 2016 existiam 20 servidores no setor de educação ambiental, hoje são apenas cinco; e que será realizada a 2ª edição do Ecofest Primavera, no EcoParque, este ano em dois dias.

“A questão da separação do lixo merece atenção especial, por isso as visitas ao Aterro irão expor a realidade aos nossos estudantes, iniciando um processo de conscientização coletivo”, opinou Uez.

Cartilha Ambiental é apresentado com calendário de eventos, em Caxias do Sul

O prefeito Adiló Didomenico lembrou que Caxias do Sul foi pioneira em agosto de 1991 ao implantar a coleta seletiva, trabalho que em determinados anos esteve enfraquecido e que está sendo retomado aos poucos, para que a correta separação dos resíduos volte a integrar a rotina da população.

“A questão ambiental não é um compromisso da Semma ou da administração municipal, mas sim de todos nós. Estou orgulhoso com esta Cartilha porque tem foco essencialmente nas crianças e adolescentes, o nosso futuro”, observou o prefeito.

Todo o trabalho de elaboração da Cartilha envolve também a participação dos setores de educação ambiental da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O secretário de Governo e ex-prefeito Flavio Cassina e a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, também estiveram no evento acompanhados de servidores e representantes de entidades.

As atividades podem ser agendadas por meio dos telefones (54) 3901.1445 e 3901.1446; pelo e-mail semma@caxias.rs.gov.br; ou presencialmente na sede da Semma – Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa, de segundas a sextas-feiras, das 10h às 16h.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp