Em Garibaldi, o atendimento para encaminhar a emissão da Carteira de Identidade é realizado mediante agendamento. De acordo com a Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social os interessados devem se dirigir de forma presencial ao Posto de Identificação, localizado na Rua Júlio de Castilhos, nº 101, no prédio do CRAS, ou agendar por meio do telefone (54) 3462-8239.
Leia mais
Para o encaminhamento do documento é necessário apresentar a certidão de registro civil. Solteiros, a certidão de nascimento; casados, separados, divorciados ou viúvos a certidão de casamento, com as devidas averbações quando houver. As certidões serão aceitas somente no formato original, segunda via emitida pelo cartório ou cópia autenticada por tabelionato. Também é necessário que o documento esteja em bom estado de conservação e não esteja plastificado. A inclusão do CPF também é obrigatória.
O Posto de Identificação de Garibaldi aproveita também para informar que no segundo semestre deste ano, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) implementará o novo modelo de Carteira de Identidade em todo Estado e o número do documento será unificado no país por meio do CPF. O atual modelo tem validade até 2032. Desta forma, não será preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua, à medida que as pessoas necessitarem atualizar seu documento.
Podem ser incluídos na Carteira de Identidade, ainda, de forma opcional, os seguintes documentos:
– Cartão Nacional de Saúde (SUS)
– Identidade profissional (OAB, CREA, etc)
– Carteira de motorista
– Carteira de trabalho
– Certificado militar
– Título de eleitor
– PIS/PASEP
– Tipo sanguíneo e fator RH
– Nome Social (para travestis e transexuais)
– Condições peculiares de saúde (autismo, cegueira, cadeirante, etc) – com documentos no original e no caso de deficiência, o laudo médico constando CID da doença.