Carnês do IPTU começam a ser entregues amanhã em Farroupilha com possibilidade de pagamento via PIX

Expectativa é entregar cerca 42 mil carnês

Publicado por
09:48 - 29/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
CARNÊS

Foto: Prefeitura de Farroupilha

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Farroupilha de 2024 começam a ser entregues nesta sexta-feira (1º). A expectativa é de que sejam entregues cerca de 42 mil carnês neste ano.

O pagamento poderá ser feito via Pix, por QR Code que estará impresso no carnê ou ainda há a opção de acessar o site da Prefeitura na aba IPTU, e consultar os valores mediante informação do CPF e inscrição do imóvel do contribuinte, número este que poderá ser conferido no próprio carnê. No site, que pode ser acessado via celular ou computador, haverá a opção de pagamento via código de barras ou Pix Copia e Cola.

Já contribuinte que optar pelo pagamento da cota única, com vencimento em 22 de abril, poderá ter até 18% de desconto caso não tenha débitos com o município registrado até o dia 31 de dezembro de 2023. Em caso de débitos, o desconto será de 10%.

Se optar pelo parcelamento, o morador poderá pagar o seu carnê em até seis vezes, com o primeiro vencimento em 22 de abril. As demais parcelas terão vencimentos nos dias 20/5, 20/6, 22/7, 20/8 e 23/9.

Neste ano, o imposto teve uma correção de 4,68%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme o Secretário Municipal de Finanças, Plínio Balbinot, este percentual representa o reajuste da inflação medida nos últimos 12 meses.

“Nós estamos repassando apenas a inflação do período, sem aumento real na taxa do imposto. E em 2024 seguimos sem aumentar o imposto para o morador além de manter algumas facilidades, como o desconto da cota única e a possibilidade do pagamento na modalidade Pix, um meio prático e ágil”, disse.

O carnê do IPTU já contempla a taxa da coleta de lixo, que teve o mesmo reajuste do IPTU.

O valor do tributo é calculado com base no valor venal do imóvel. Esse valor é definido pelo município, através da Planta de Valores, atualizada em 2016 por meio de critérios técnicos e tomou como referência o valor médio de mercado, quando se trata de valor venal territorial e o valor do CUB, no caso da edificação.

Vale ressaltar que a entrega é de responsabilidade dos Correios e que deverá ocorrer durante todo o mês de março, além disso a Prefeitura não irá realizar a impressão de segundas-vias do imposto para os contribuintes até a finalização das entregas dos carnês. Após este prazo, contribuintes que não tiverem recebido o carnê poderão imprimir a segunda via no site da Prefeitura ou procurar o setor de Protocolo junto ao Centro Administrativo.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp