
As 12 candidatas às coroas de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2026 foram oficializadas como embaixatrizes na noite deste sábado (05), em um evento que celebrou as tradições da Serra Gaúcha. A Noite Italiana das Embaixatrizes, realizada nos Pavilhões da Festa da Uva, contou com a entrega das faixas e das tiaras às candidatas, diretamente das mãos das embaixatrizes da edição de 2024.
Agora, as 12 embaixatrizes da “safra de 2026”, como elas se denominam, têm uma importante missão: cumprir com o compromisso de divulgar a Festa da Uva e transmitir a cultura da região.
Durante o evento, também foi revelado o vestido de vindimadora, vestimenta oficial das embaixatrizes em eventos oficiais.
Peças que honram a história e a tradição
O traje, idealizado pela estilista Vivian Boff, conta com um elemento inédito e versátil: um lenço de seda com estampa exclusiva, elaborada pelo artista plástico e professor Sergio Lopes. A peça resgata uma tradição das mulheres rurais italianas, que utilizavam lenços tanto nos dias de trabalho quanto em dias de festa. As embaixatrizes poderão utilizar o lenço de diversas formas, enaltecendo o traje.
Para Lopes, a peça é mais que um acessório, uma vez que carrega na sua estampa a saga da colonização italiana:
“Nela, traduzimos a delicadeza da mulher italiana, o trabalho, a fé e a memória que atravessa gerações. O lenço representa a força feminina que construiu a nossa história”, pontua.
Além disso, o vestido das embaixatrizes conta com uma paleta de cores que remete às plantações vitivinícolas. O terracota simboliza o solo fértil, o verde representa as folhas dos parreirais e o bordô homenageia as uvas e os vinhos da região.
Já as tiaras das embaixatrizes foram inspiradas em releituras de edições passadas do adorno. A principal referência foi a Festa da Uva 2002, com curadoria das integrantes da Comissão Social do evento.
“As tiaras foram criadas para unir tradição, beleza e funcionalidade, não apenas adornando, mas também homenageando a essência de nossa história, dando destaque ao símbolo máximo e coração da festa: a uva”, ressalta Paula Viezzer, diretora social da Festa.
Estiveram presentes no evento o presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto; o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo; e a corte da edição de 2024, rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.
Apresentações culturais e gastronomia típica
A Noite Italiana fez jus ao nome, oferecendo apresentações artísticas embaladas por canções típicas italianas e um jantar composto pela tradicional gastronomia italiana. O filó contou com apresentações de humor comandadas pela influencer comediante Ivangélica e por Neno Bépin. Já o espetáculo “La Nostra Festa”, com direção de Acácio Camargo, celebrou a história da imigração e a cultura herdada dos italianos que escolheram a Serra Gaúcha para recomeçar. Por fim, o grupo Felice Persone animou o público com músicas italianas.
O jantar contou com pratos tradicionais, como o galeto, a polenta e o sagu. A organização serviu vinhos e sucos de uva de 12 vinícolas caxienses ao longo da noite.
Escolha da corte se aproxima
As embaixatrizes agora cumprirão agenda para representar e divulgar a Festa Nacional da Uva. As próximas atividades do pré-concurso incluem a apresentação da coroa, do tema da edição de 2026 e do cartaz oficial do evento.
A escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva 2026 está marcada para a noite de 23 de agosto. O evento será realizado no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. A 35ª edição da celebração acontece de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026.