Na tarde desta segunda-feira (7), caminhoneiros da região se deslocaram até o Quartel do Exército de Caxias do Sul (3º Grupo de Artilharia Antiaérea) para mais um dia de manifestação em virtude do resultado das últimas eleições.
Por volta das 13h30min, os veículos saíram na entrada do bairro Forqueta, na ERS-122, e deslocaram até o quartel, onde chegaram às 14h20min. No local, demais manifestantes os aguardavam com bandeiras e cartazes.
Durante uma hora aproximadamente, o barulho de buzinas foi intenso no local, com grande fluxo de pessoas.
Vale destacar que manifestantes que contestam o resultado da eleição presidencial convocaram uma greve geral no Brasil. Através de grupos de WhatsApp e Telegram, os inconformados com a vitória de Lula (PT) pediram a adesão de empresários alinhados ao atual governo.
“Feche sua empresa, indústria, fábrica e comércio. E vamos lutar contra a instalação do comunismo”, diz uma das mensagens. A organização está sendo feita pelo Movimento Nacional Resistência Civil (MNRC), grupo que se diz composto por “lideranças de movimentos civis e juristas”.
“O posicionamento do grupo não diz respeito somente sobre os resultados das eleições, mas sim sobre o restabelecimento da ordem, referente às injustiças da qual foi o processo eleitoral. Não estamos contestando as eleições somente, mas sim as violações constitucionais que ocorreram e estão ocorrendo”, afirma Léo Souza, coordenador do MNRC.