A onda de furtos a cemitérios na região de Carlos Barbosa e Garibaldi pode estar chegando ao fim. As câmeras de videomonitoramento do Cemitério Público de Carlos Barbosa flagraram três indivíduos suspeitos de serem os responsáveis por subtrais objetos de metal, como letreiros de nomes, molduras de fotografias e argolas.
Alvo de roubos, o Cemitério sofreu danos no início da noite de terça-feira (16), quando os três elementos saquearam túmulos, gavetas e capelas. Ao todo, 10 câmeras, entre próprias e terceirizadas, estão instaladas e espalhadas em pontos específicos dentro e fora do cemitério e registraram o fato e os envolvidos. As imagens foram encaminhadas aos órgãos de segurança para trabalharem na identificação e busca dos suspeitos.
Os indivíduos não conseguiram levar o material retirado das sepulturas, pois a ação foi frustrada pela chegada da Brigada Militar. Os homens abandonaram os materiais dentro do cemitério e se evadiram do local. Agora os itens serão devolvidos às famílias pela administração do cemitério.
O município de Carlos Barbosa possui hoje em torno de 400 câmeras de monitoramento espalhadas entre escolas, praças, parques, ruas, monumentos e prédios públicos. Esse número não contabiliza ainda as câmeras terceirizadas contratadas para locais específicos como o Cemitério Público Municipal, por exemplo.
Danos na Rua Coberta também foram gravados e auxiliaram na identificação do autor
Outra ocorrência com depredação do patrimônio público foi registrada no último dia 05 de junho, quando vasos e outros objetos da Rua Coberta sofreram danos por parte de um indivíduo. O monitoramento da Rua Coberta e de arredores do local captou, gravou e forneceu imagens para que a polícia identificasse o autor da depredação. O mesmo foi buscado e sofreu a penalidade da lei.