Oh! de casa, 2023 marca a passagem de um século do nascimento do músico tradicionalista gaúcho Honeyde Bertussi. A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul comemora a vida e obra do Cancioneiro das Coxilhas nesta segunda-feira (30), com a exibição de episódio da série local “Causos e Gaitas”, no plenário da Casa. Começa às 19h, e tem entrada gratuita.
A série partiu de pesquisa e produção do também músico gaúcho Rafael De Boni, que buscou registrar histórias e trajetórias de nomes da música serrana. O episódio que será apresentado é o de número 6: “Centenário de Honeyde Bertussi”, e tem cerca de 18 minutos. Nele, a trajetória de Honeyde é detalhada com entrevistas e resgate de imagens históricas.
Depois da sessão, haverá um bate-papo com De Boni, e com o diretor e editor da obra, Daniel Vargas. O encontro também terá apresentação dos músicos Karol Coelho e Rafael Siqueira.
O evento é organizado pela Escola do Legislativo. A diretora, vereadora Marisol Santos, deixa o convite:
“Honeyde Bertussi fez parte da minha história no tradicionalismo, e poder homenagear essa figura incrível exibindo o trabalho do Rafael De Boni, um grande músico e amigo, me deixa muito feliz. Contaremos com a presença de familiares, amigos e admiradores de Honeyde e com certeza será uma noite especial e emocionante”, adianta.
Produção local
A série Causos e Gaitas tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, Apoio Cultural da Fundação Marcopolo, e como parceiros, as empresas Sanmartin, Plásticos Pisani, Metadados e Reflorestadores Unidos S.A.
Sancionado em fevereiro, um decreto municipal instituiu 2023 como “Ano do Centenário de Honeyde Bertussi em Caxias do Sul” teve o objetivo de promover comemorações relativas à memória do músico, preservando e difundindo a história de Honeyde Bertussi por ter contribuído por meio de sua arte para a formação da identidade cultural do gaúcho.