Calor intenso com máximas acima da média atinge o Brasil no final de abril

No Rio Grande do Sul, a instabilidade reduzirá o impacto do ar quente na maior parte dos dias, mas no final desta semana há possibilidade de elevadas temperaturas

Publicado por
15:16 - 22/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Calor intenso com máximas acima da média atinge o Brasil no final de abril. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Calor intenso com máximas acima da média atinge o Brasil no final de abril. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Um episódio de calor intenso para esta época do ano está afetando grande parte do Brasil neste final de abril. A última semana do mês será marcada por temperaturas acima da média de abril em diversos estados, principalmente do Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul.

A elevação das temperaturas já começou no Centro do Brasil, com a atmosfera seca que se seguiu ao ingresso de uma massa de ar frio e de alta pressão atmosférica em parte do país na última semana. Segundo dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas da tarde do sábado atingiram 32,9ºC em Jataí (GO), 33,9ºC em Bebedouro (SP), 34,3ºC em Corumbá (MS) e 35,4ºC em Cuiabá (MT).

A tendência é de escalada da temperatura no decorrer desta semana no Centro-Sul do Brasil, com as maiores temperaturas previstas entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Em muitas localidades, as máximas ficarão muito acima do que é comum para o fim de abril.

Os estados em que a temperatura deve ficar mais alta são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e parte de Minas Gerais. Em várias cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, e mais isoladamente em Minas, as máximas no decorrer desta semana vão ficar ao redor e acima de 35ºC, com alguns pontos podendo atingir valores tão altos quanto 37ºC a 39ºC.

Região Sul

No Sul do Brasil, o Paraná deve ser o estado em que a temperatura deve ficar mais alta nesta última semana de abril. No Rio Grande do Sul, instabilidade frequente reduzirá o impacto do ar quente na maior parte dos dias, mas no final desta semana há possibilidade de ar muito quente invadir o estado com máximas elevadas para o final de abril.

O episódio de calor previsto pela MetSul Meteorologia para esta última semana do mês vai contribuir muito para que abril no país termine com temperatura muito acima da média, considerando o que ocorreu durante grande parte do mês até o momento.

As mínimas na primeira metade do mês ficaram acima a muito acima da média em quase todo o território nacional, com desvios pronunciados da climatologia em todas as regiões brasileiras, mas, em especial, entre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo. Já as máximas ficaram acima da média histórica principalmente no Norte do Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em muitas áreas da Região Nordeste.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp