
A Brigada Militar completa nesta quinta-feira (18) 184 anos de atuação no Rio Grande do Sul. A história começou em 1837 com a criação das Força Policial da Província, com o efetivo de 19 oficiais e 344 praças e as atribuições de auxiliar na justiça, manter a ordem e a segurança pública na capital, nos subúrbios e nas comarcas.
Desde então, até 08 de janeiro de 1985 as mulheres podiam ter trabalhos apenas administrativos na corporação. A partir desta data houve a criação da Companhia de Polícia Militar Feminina (Cia PM Fem), com um efetivo de 135 policiais. O Curso de Formação de Soldados Femininos teve início, em 04 de março de 1987, na Escola de Formação e Especialização de Cabos e Soldados, em Porto Alegre.
Neste dia 18 de novembro ocorrem formaturas simultâneas nos colégios da BM, formando mais de 900 soldados em alusão ao aniversário. Para Caxias do Sul, a expectativa do tenente-coronel Emerson Ubirajara é que cerca de 30 novos policiais venham agregar na segurança pública da cidade.
A missa em celebração aos 184 anos da Brigada Militar, na capital foi realizada nesta terça-feira (16), na Catedral Metropolitana, celebrada pelo Bispo Dom Adilson Pedro Busin. Nesta quinta-feira (18), ocorre a celebração em Caxias do Sul. A missa será às 19h na Catedral Diocesana, localizada na Rua Sinimbu.
O Grupo RSCOM parabeniza a corporação pela passagem do aniversário.