BR-470 contará com novas regras para liberação do tráfego entre Bento Gonçalves e Veranópolis a partir de quinta-feira

Entre as novidades, estão a ampliação no número de horários e do peso permitido por veículo. Perímetro situado entre o km 185 e o km 202 é aberto com restrições desde 2 de julho devido às chuvas deste ano

Publicado por
17:27 - 06/08/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
BR-470 contará com novas regras para liberação do tráfego entre Bento Gonçalves e Veranópolis a partir de quinta-feira

Km 192 da BR-470, em Veranópolis, um dos trechos mais afetados pelas chuvas | Foto: DNIT/divulgação

A partir de quinta-feira (8), a BR-470 passará a contar com novas regras para passagem entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Entre as novidades, estão a ampliação no número de horários e do peso permitido por veículo. O anúncio foi feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta terça (6). Veja todas as alterações ao fim da matéria.

O perímetro situado entre o km 185 e o km 202, que liga os dois municípios da Serra das Antas, foi amplamente afetado pelas chuvas do fim de abril e decorrer de maio. Após dois meses totalmente bloqueada, recebendo serviços emergenciais de sustentação de encostas e reconstituição de pavimento, a estrada voltou a receber o tráfego de veículo parcialmente no dia 2 de julho.

A nova medida propõe a liberação no sistema comboio, que consiste em uma fila de veículos seguir um automóvel identificado do DNIT. Enquanto a passagem de carros em um sentido da pista é liberada, os outros que estão no sentido contrário precisam aguardar. O primeiro horário de abertura do trânsito será às 7h, no sentido Veranópolis-Bento. Do lado oposto, às 8h. Ao todo, serão seis horaríos de tráfego permitido em cada direção, entre manhã e tarde, com bloqueio total à noite.

O limite de peso bruto total (PBT) de veículos aumentará de 16 para 23 toneladas, sendo aceitos caminhões truck, por exemplo. Poderão passar, portanto, carros, motocicletas, vans, ônibus e caminhões.

“A liberação em forma de comboio evita paradas nos pares e siga das obras na Serra e permite o bom andamento dos serviços que seguem sendo executados ao longo da rodovia. As obras de reconstrução seguem ao longo da via, assim como a elaboração de planos de trabalho e projeto de geotecnia, visando a contratação de novas obras de contenção e segurança viária, como muros, cortinas atirantadas, telas de contenção e concreto projetado“, diz nota conjunta da PRF e DNIT.

Os trechos afetados seguirão sendo monitorados e, em caso de chuva intensa ou obra específica, o esquema pode sofrer alterações, as quais serão divulgadas pelos órgãos.

Como será a partir de quinta

Horários para liberação de veículos em fila, acompanhados por automóvel oficial do DNIT

Veranópolis-Bento Gonçalves

  • 7h às 7h30;
  • 9h às 9h30;
  • 11h às 11h30;
  • 13h às 13h30;
  • 15h às 15h30;
  • 17h às 17h30.

Bento Gonçalves-Veranópolis

  • 8h às 8h30;
  • 10h às 10h30;
  • 12h às 12h30;
  • 14h às 14h30;
  • 16h às 16h30;
  • 17h30 às 18h.

Quais veículos

Com peso bruto total (PBT) até 23 toneladas: carros, motocicletas, vans, ônibus e caminhões-tocos e trucks.

Como é hoje

Horários para liberação

Bento Gonçalves-Veranópolis: 7h30 às 9h; 16h30 às 18h.

Veranópolis-Bento Gonçalves: 7h as 8h30; 16h30 às 18h.

Quais veículos

Com peso bruto total (PBT) até 16 toneladas: carros, motocicletas, vans, ônibus e caminhões.

Foto: reprodução Google Maps

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp