O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Rio Grande do Sul assinaram, nesta sexta-feira (07), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para estruturar um plano estratégico de resiliência climática de médio e longo prazo.
O objetivo é fortalecer o estado contra eventos climáticos extremos, como as enchentes que causaram danos significativos na região.
O acordo foi firmado na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente do banco, Aloizio Mercadante, do governador Eduardo Leite (PSDB) e do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.
Dentro do ACT, o BNDES será responsável por planejar o projeto RioS (Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do Rio Grande do Sul), que busca criar uma estratégia estadual de adaptação climática e gestão de risco, com prioridade para a região hidrográfica do Rio Guaíba.
O plano prevê a realização de estudos técnicos para a implementação de medidas preventivas.
Além disso, foi assinado um termo aditivo a um contrato já existente para desenvolver o anteprojeto do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird) e do Centro Estadual de Logística Humanitária, que terão papel fundamental na resposta rápida a emergências.
O termo também prevê ações de habitação social para apoiar famílias afetadas por tragédias climáticas.
Fonte: CNN Brasil