
Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Caxias do Sul agora contam com mais uma ferramenta para evitar fugas durante as fiscalizações na cidade. Trata-se de um bloqueador de fuga, também conhecido como cama de faquir. O dispositivo foi utilizado pela primeira vez na noite desta quarta-feira (12) em uma operação de fiscalização com foco no combate à embriaguez no trânsito. Ao passar pelo equipamento, os pneus do veículo são esvaziados por agulhas de aço distribuídas em uma base pantográfica, evitando que o condutor fuja do local da operação em alta velocidade e provoque acidentes.
Ao longo deste ano, em média, foram registradas entre duas e três fugas em cada operação de fiscalização realizada pela Secretaria de Trânsito. Na blitz desta quarta-feira, realizada na rua Augusto Artico, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, o dispositivo foi o responsável por bloquear uma rua próxima ao local da operação, fazendo com que o condutor seguisse um único trajeto até ser abordado pelos agentes. Nas primeiras operações, como forma de orientação, o equipamento será instalado acompanhado de cones e de uma placa de sinalização informando o condutor da presença do bloqueador.
A utilização do bloqueador busca também dar mais segurança aos agentes na hora da abordagem dos veículos. “Ao mesmo tempo em que reforçamos a fiscalização, principalmente com foco em coibir a embriaguez ao volante, precisamos aumentar a segurança dos profissionais envolvidos nas operações. O bloqueador cumprirá essa função, evitando que condutores fujam de uma blitz e coloquem a vida do agente e de mais pessoas em risco”, afirma o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
Além disso, transpor, sem autorização, o bloqueio viário é uma multa gravíssima, calculada em R$ 293,47, com apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir. De janeiro a outubro deste ano, as ações de fiscalização da pasta abordaram 7.764 condutores, com 774 flagrantes de motoristas embriagados, que corresponde a 10% do índice de condutores abordados. No mesmo período do ano passado, foram 6.960 abordagens com o registro de 616 condutores sob efeito de álcool.
Resultados
A blitz na rua Augusto Artico, realizada entre 20h40 e 23h, registrou 106 veículos abordados, 34 condutores autuados e seis flagrantes de motoristas dirigindo sob influência de álcool. Nenhum deles foi preso em flagrante já que não foi registrado índice superior a 0,33 mg\l de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, conforme determina a legislação.
Foram identificados também três motoristas não habilitados, três com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa/cassada, dois condutores com a habilitação de categoria diferente e outros dois com o documento vencido há mais de 30 dias. Além dos fiscais da SMTTM, participaram da operação agentes da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
(Foto: SMTTM/Divulgação)