O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência na Califórnia após tempestades. Após três semanas de chuvas recordes, 19 pessoas morreram até o momento. Novas tempestades são esperadas neste domingo, 15.
Segundo a Casa Branca, o presidente ordenou que o governo federal auxiliasse os municípios na tentativa de reparar os danos causados pelas fortes chuvas. O estado tem sofrido com alagamentos e deslizamentos de terra. Além das chuvas, nevascas em áreas montanhosas trouxeram prejuízo ao estado. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), o fenômeno trará “novas ondas de precipitação extrema”.
Estradas e campos foram tomados pela água e linhas de energias foram danificadas. Ainda segundo NWS, a região de Salinas está em alerta de “inundações desastrosas”.
A localidade é uma importante área agrícola no sul de San Francisco. O órgão pediu para que os moradores permaneçam atentos e “exercendo “bom senso ao longo das próximas 24 a 48 horas”. Desde às 8 horas da manhã deste domingo, 15, 16 mil residências ficaram sem energia, segundo informou o site PowerOutage. Dezenas de milhares receberam ordem de evacuação, segundo informou o NWS.
Fonte: Jovem Pan