
Bento Gonçalves vem se consolidando como a capital do empreendedorismo. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico registraram em 2017 a abertura de 804 empresas, um aumento de 27% em relação a 2016. Destes novos empreendimentos, 622 são do ramo de serviços, 108 do comércio, 59 de comércio e serviços, 12 de indústrias e serviços, cinco registros de trabalhadores autônomos e uma de outro segmento.

Com uma equipe formada por servidores das áreas de desenvolvimento econômico, meio ambiente, vigilância sanitária, finanças, IPURB e JucisRS, a Sala do Empreendedor é um espaço onde o contribuinte pode encaminhar toda a documentação pertinente à abertura, alteração e regularização da empresa. Somente em 2017, o local atendeu 16.802 processos, uma média de 1,4 mil atendimentos mensais.
Outro fator relevante é o fomento da implantação dos empreendimentos pela Lei de Incentivo, Lei Municipal 6.012/15 que visa à implementação e ampliação de empresas e estimula a expansão de empreendimentos industriais, comerciais, prestadores de serviços, agroindústria, turismo, lazer e entretenimento já existentes no município, por meio da concessão de benefícios de ordem econômico-financeira. Em 2017, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Condebento) aprovou sete projetos de implantação de empresas, beneficiados pela lei.
Já o escritório regional da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), que atua no município a fim de dinamizar os processos de abertura e liberação de documentos de empresas, convênio com o Estado, alterações e extinções de empresas já formalizadas, atendeu mais de 1,8 mil pessoas entre contadores e público em geral.