Bento Gonçalves

Bento Gonçalves poderá ter mais delegacias em prédio único para o órgão

Proprietário não tem pistas. (foto: arquivo Leouve/Bruno Mezzomo)
Proprietário não tem pistas. (foto: arquivo Leouve/Bruno Mezzomo)

A cidade de Bento Gonçalves cresce anualmente em população e estrutura. Esse fato exige que diversas entidades atualizem-se para atender os novos munícipes e suas demandas. Uma delas é a Polícia Civil. A demanda é crescente nos últimos anos, alguns delitos têm aumentado, principalmente os estelionatos e crimes contra a vida. E esta necessidade de expansão da polícia foi abordada durante a coletiva de imprensa para apresentação do novo titular da 1º DP de Bento Gonçalves.

Na ocasião, esteve presente o Delegado Regional, Cleber dos Santos Lima. Ele fora questionado acerca da possibilidade de unir a 1º, 2º, DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) e DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) em um único prédio. Atualmente, a cidade conta com as três primeiras em casas vizinhas, na rua 13 de Maio, enquanto a DEAM fica mais afastada, na rua Marechal Floriano. Segundo ele, “a possibilidade existe está em franco desenvolvimento, com a doação do terreno pela prefeitura de Bento Gonçalves, já foi feito um projeto arquitetônico, está em mãos.”

Contudo, ele também abordou outra questão, a criação de novas delegacias na cidade. Conforma Bento Gonçalves cresce, existe uma necessidade de novas unidades que trabalhem crimes e públicos diferentes. Uma das possíveis novas delegacias será para idosos, além de projetos para órgãos únicos para crianças e adolescentes e, também, a fundação de uma DRACO (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas).

“Lima afirmou que “Bento Gonçalves tem hoje quatro delegacias, mas o prédio já haverá espaço para criar mais duas delegacias num futuro, Não podemos pensar em um prédio publico pensando no hoje, precisamos pensar 10 anos a frente. (…)Uma delegacia do idoso, ou uma delegacia da criança ou adolescente, e ainda, futuramente, uma da DRACO em Bento Gonçalves para combater as organizações criminosas, isso está no plano de necessidades o projeto já está pronto e agora é com a secretária de obras, com o poder público”.

O projeto agora depende do poder público para sair do papel. De acordo com o Delegado Regional, este é um dos principais projetos do Governo Estadual para 2022.