Bento Gonçalves criará Núcleo de Riscos Geológicos

Reunião realizada neste sábado alinhou as próximas ações a serem tomadas no município

Publicado por
12:23 - 11/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Defesa Civil São João Batista/SC

O município de Bento Gonçalves foi um dos mais atingidos pela catástrofe climática da última semana. Após muitos deslizamentos, principalmente no interior, a Prefeitura decidiu criar um Núcleo de Riscos Geológicos (NRG) para o detalhamento das áreas locais e determinação mais exata da suscetibilidades e riscos associados aos deslizamentos.

O município realiza uma delimitação das áreas de risco geológico, onde ficou constatado que a grande maioria dos pontos de ruptura no município se deram em altitudes de 400 a 500 metros. Foram enumerados cerca de 104 pontos de grandes deslizamentos, além de um número elevados de ocorrência da mesma natureza.

A ação foi realizada pelos geólogos Felipe Cristofoli, Lucas Rafael Norenberg e Tadeu de Paula e pelos engenheiros geotécnicos Felipe Gobbi e Anderson Fonini. A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) também acompanha os trabalhos.

Segundo o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o município entra em uma nova etapa da operação pós-chuvas que é a análise das áreas de risco e verificação para abertura dos acessos.

“Isso precisa ser permanente para que possamos elencar ações de curto a longo prazo e de prevenção”, destaca o prefeito.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp