Bento Gonçalves celebra Santo Antônio em festa memorável

Mau tempo causou mudanças, mas não afetou a fé de quem prestigiou a programação da 145ª festa em homenagem ao padroeiro da cidade

Publicado por
18:48 - 13/06/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A chuva e o frio foram apenas um pequeno obstáculo para a gigantesca fé dos bento-gonçalvenses durante a 145ª Festa de Santo Antônio. Ainda que com algumas adaptações, as celebrações serviram para reforçar os laços da cidade com o seu padroeiro.

Desde cedo, com a alvorada festiva, os fiéis se encontravam próximos ao Santuário de Santo Antônio para as diversas missas celebradas ao longo do dia. 

Às 15h, o grande momento foi a Missa Campal, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Em virtude do mal tempo, a cerimônia foi transmitida aos fiéis que optaram por ficar dentro da igreja.

O casal de festeiros coordenador da 145ª Festa de Santo Antônio, Alexandre e Simone Faccin, comentou a emoção de organizar os festejos em homenagem ao padroeiro. “Tivemos uma intensa programação social e religiosa, começando com a procissão luminosa que reuniu mais de 1.000 crianças.  Todas as comunidades participaram conosco e Santo Antônio foi abençoado com a participação de todos”, disse Simone. “Tínhamos que fazer mais do que simplesmente uma festa na igreja”, complementou Alexandre, ressaltando a iniciativa, junto de diversas entidades da cidade, para recolocar no mercado de trabalho as pessoas que receberam doações de alimentos durante os festejos.

O pároco da paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, refletiu sobre a importância de se manter viva a história religiosa na cidade. “Tudo começou com um quadro que agora está dentro do santuário. Mais do que a história, é a prova de que nunca fomos abandonados ao longo do tempo. Santo Antônio está no coração da cidade. Foi amigo dos migrantes e imigrantes e continua amigo de quem trabalha e quer um futuro melhor.”

Por conta da chuva, não foi possível realizar a procissão com a imagem de Santo Antônio, nem a chuva de pétalas. Nada que desconfortasse os aquecidos corações dos bento-gonçalvenses, que ainda sim receberão suas bênçãos e voltaram para a casa com ainda mais certeza da proteção do padroeiro.

Ao fim do dia, Comparin ainda foi o responsável por celebrar a Missa em Ação de Graças, dentro do Santuário Santo Antônio. Neste momento, houve também a apresentação dos festeiros responsáveis pela festa de 2023.

Confira o vídeo:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp